03/05/2024

Planejamento

Potencialidades de crescimento do Estado são ressaltadas em entrevista

22 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_4837_site2Ao conceder entrevista ao radialista Maurício Calixto durante o programa “A hora do Povo”, transmitido pela Rádio Rondônia FM, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, falou sobre as estratégias utilizadas pelo Governo para continuar a promover o desenvolvimento do Estado diante dos principais acontecimentos em Rondônia este ano, como  a cheia do Rio Madeira e o período eleitoral.

O secretário iniciou explicando que pela legislação, a Sepog é responsável pela coordenação geral da distribuição, execução, avaliação e monitoramento do orçamento destinado a cada secretaria. Questionado sobre como está a economia do Estado, George lembrou que nos meses em que aconteceu a cheia do Madeira a arrecadação diminuiu, mas que a receita estimada em 2013 para este ano, no valor de  R$ 6.975.299.323,00, será alcançada.

“Nós chegaremos naquilo que foi previsto no ano passado, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Governo, pois nosso Estado é forte. Produzimos boa parte da carne exportada no país, por exemplo, sem falar no trabalho dos empresários, no crescimento do setor de serviços, entre outras áreas que impulsiona nossa economia”, disse.

Investimentos

IMG_4832_siteSobre a capacidade de o Governo reagir economicamente para que os acontecimentos negativos não interfiram no crescimento do Estado, o secretário falou sobre duas grandes missões que garantem a continuidade do desenvolvimento de Rondônia: uma para ser executada com recursos próprios e outra com os do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise) e do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste), que juntos chegam a quase R$1 bilhão de investimentos.

Com recursos do Estado, o secretário exemplificou a implantação da usina de calcário, em Pimenta Bueno e a infraestrutura realizada para abertura da Estrada Parque. Um dos pontos destacados para proporcionar o desenvolvimento foi a concessão de isenção de impostos para novos micros empreendedores que se instalarem na região de Guajará-Mirim. “Isso foi mudado no Conselho Nacional de Política Fazendária depois de mais de dois anos de articulação do governador Confúcio Moura”.

Ao finalizar a entrevista, George agradeceu pelo espaço concedido na emissora e informou estar à disposição do Governo e também da população. “A sociedade pode ficar otimista com as ações do Governo para o próximo ano. O Estado deve ser o indutor do progresso e do desenvolvimento e é neste dever que focamos e desenvolvemos nossos trabalhos”.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla