07/05/2024

PLANEJAMENTO

Política Estadual de Desenvolvimento Regional será debatida nesta terça-feira, em Vilhena

20 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta terça-feira (21), a região de Vilhena, formada pelos municípios, de Pimenteiras do Oeste, Vilhena, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras e Corumbiara, receberá a equipe do Governo do Estado para apresentar o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), onde estão inseridas diretrizes e programas para o desenvolvimento econômico e sustentável das dez regiões de Rondônia até 2030.  A audiência pública será realizada às 8h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e terá foco nos programas previstos para o progresso da região.

Além de conhecer e interagir com o conteúdo do Plano, os participantes vão auxiliar o Poder Executivo a instituir a Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR), que vai transformar o plano em lei e garantir sua execução, independente de quem esteja na gestão estadual.  Os programas previstos para região de Vilhena foram planejados de acordo com as vocações econômicas e sustentáveis da região.

Segundo o secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, que coordena o Plano, a minuta do projeto de lei a ser debatida deve abranger normas orientadoras para execução das ações e dos investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado de Rondônia e deve ter continuidade.

Vilhena é o segundo município a realizar a audiência pública sobre o Plano. A equipe estadual irá percorrer as demais sete regiões administrativas de Rondônia até o próximo dia 07. Após a realização das audiências, o documento será encaminhado para debate e aprovação na Assembleia Legislativa.

Texto: Jane Carla

Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade