02/05/2024

Desenvolvimento Regional

Planejamento direciona plano de desenvolvimento inédito

05 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Oficina foi realizada em Ariquemes

Técnicos do Estado estiveram reunidos esta semana, em Ariquemes, para analisarem informações sobre as potencialidades de desenvolvimento de Rondônia, inseridas em umas das etapas do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES).  A segunda parte do produto foi entregue à coordenação do Plano, instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) pela empresa de consultoria contratada pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

O encontro, que encerrou hoje (05), viabilizou a participação de representantes de instituições públicas, privadas, financeiras e de ensino, além de técnicos com experiência em planejamento, na definição de informações que deverão constar no Plano que, entre outros objetivos, irá projetar Rondônia para os próximos 15 anos.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog e responsável pelo Plano em Rondônia, Bianca Rodrigues, a oficina de validação foi a oportunidade de incluir dados e informações que representem o verdadeiro perfil do Estado e apontem caminhos de investimentos para que Rondônia seja potencializada de maneira sustentável.

Na oportunidade, a coordenadora explicou que é preciso analisar cada dimensão inserida no documento com bastante calma para que nenhuma informação fique de fora e lembrou a importância de ter o governador Confúcio Moura como o maior interessado. “Este é um processo novo para o Brasil e representa a vontade do governador em fazer um plano a longo prazo com foco no desenvolvimento regional”, disse Bianca.

IMG_4721

A oficina contou também com a participação da representante do MI, Maria Luiza. Durante o evento, ela destacou que a elaboração do Plano é tão importante para o ministério como para Rondônia por ser o primeiro documento resultado da Nova Política de Desenvolvimento Regional do país.

Dimensões de Rondônia

O produto entregue pela empresa traçou um diagnóstico de Rondônia a partir de sete dimensões que foram descritas com bases em planos já existentes e repassados anteriormente pela equipe de acompanhamento do Governo. Após a análise das dimensões demográfica, geoambiental, histórica, social, econômica, infraestrutura- logística e político-institucional, os participantes irão reenviar à empresa o produto com as sugestões de alteração para a finalização desta etapa.

O PDES,  é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e Federal visando a elaboração de um plano que aponte rumos para novos investimentos a serem feitos para desenvolver o Estado nos próximos 15 anos, com base em suas vocações e potencialidades regionais.É o primeiro do Brasil e servirá de modelo para demais federações interessadas em direcionar estrategicamente seus recursos.

IMG_4729

Texto: Jane Carla