Governo de Rondônia
28/04/2024

AVALIAÇÃO

Pesquisas sobre a qualidade das águas superficiais e subterrâneas têm o apoio da Fapero

28 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As pesquisas realizadas são de grande importância e retorno à sociedade

O Laboratório de Limnologia e Microbiologia – Lablim, da Universidade Federal de Rondônia, em Ji-Paraná, desenvolve importante pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas. As pesquisas desenvolvidas realizam o monitoramento e a avaliação da qualidade das águas que são fatores primordiais para a adequada gestão dos recursos hídricos, permitindo a caracterização e a análise de tendências em bacias hidrográficas, sendo essenciais para várias atividades de gestão, tais como: planejamento, outorga, cobrança e enquadramento dos cursos de água.

O Governo de Rondônia, por intermédio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento à Ciência e a Pesquisa – Fapero, é parceiro institucional do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas, da Universidade Federal de Rondônia (campus de Ji-Paraná) no Lablim. O sucesso das pesquisas que vem sendo realizadas se deve ao fomento da Fapero no referido laboratório através do Programa de Apoio à Pesquisa –  PAP – Universal.

Águas subterrâneas são aquelas que correm no subsolo, geralmente em um espaço entre as rochas. Essas águas são muito importantes para a alimentação de rios e lagos e também podem ser extraídas em regiões com escassez de água doce. O Grupo de Pesquisa em Aguas Subterrâneas e Superficiais – GPEASS possui três linhas de pesquisa: a) Limnologia, b) Ecotoxicologia e c) Microbiologia.

As pesquisas realizadas são de grande importância e retorno à sociedade. O grupo, também auxilia os gestores públicos no que se refere aos problemas ambientais, com o objetivo de contribuir para as tomas de decisão.

Pesquisadora em campo sob a coordenação do GPASS/UNIR.

Pesquisadora em campo sob a coordenação do GPASS/UNIR.

Sob a coordenação da professora Elisabete Lourdes do Nascimento, o Grupo de Pesquisa é apoiado pela Fapero no edital PAP/Universal (2021). A pesquisa atua na coleta de água subterrânea e é analisada no laboratório de Limnologia e Microbiologia.

A análise de água subterrânea é um procedimento utilizado para medir a potabilidade da água e também para tipificar qual o uso que ela pode ter, seja comercial ou residencial. Por meio da análise de água subterrânea é possível conhecer os componentes químicos da água.

A análise de água subterrânea é requerida principalmente para solicitar ou manter outorga de uso deste recurso perante as autoridades competentes, além de ser muito importante para evitar doenças de veiculação hídrica, que tem sido responsável por epidemias e o crescimento da taxa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Legislações que tratam da análise de água subterrânea.
Além disso, a análise de água subterrânea possibilita a avaliação do nível de contaminação da água. As águas subterrâneas podem ser contaminadas por poluentes que existam no solo, como pesticidas, chumbo ou esgoto doméstico.

Pesquisador durante a coleta de água no rio Machado

A contaminação de águas subterrâneas é mais preocupante que a de que águas superficiais, já que a renovação das águas no subsolo é mais difícil. Desta forma, a análise de água subterrânea torna-se um processo fundamental para identificar contaminantes e combate a transmissão de doenças hídricas.

O Governo de Rondônia investiu só em pesquisas no Estado nos últimos 4 anos um total de R$ 13 milhões. É o maior valor de investimentos públicos desde a criação da Fapero há 12 anos.

O Lablim está localizado no Prédio da Engenharia Ambiental (Laboratório 1, térreo) no campus da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, situado na Rua Rio Amazonas, 351, Bairro Jardins dos Migrantes, Ji-Paraná.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: LABLIM/UNIR (Ji-Paraná).
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Edital, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo