Governo de Rondônia
01/05/2024

INFRAESTRUTURA

Instituto de Identificação de Rondônia recebe equipamentos e reagentes de última geração para trabalhos de investigação

24 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio salientou que Segurança é prioridade do Governo de Rondônia

 

As representações dos postos de identificação do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICC) espalhadas pelos 52 municípios começaram a receber kits com material de última geração para atender a perícia papiloscópica. O material foi entregue, nesta terça-feira (24), em cerimônia no auditório do Tribunal de Contas.

Os kits contêm equipamentos e reagentes químicos que vão contribuir para melhorar ainda mais a produção de provas nos inquéritos. Os produtos foram adquiridos por R$ 650 mil.

A relevância do conteúdo dos kits para o trabalho dos peritos criminais pode ser compreendida pela explicação de Júlio Kasper, o diretor do IICC. “É um momento histórico. Nenhum governo estadual investiu tanto na perícia papiloscópica”, disse ele. O próprio Júlio acrescentou que a categoria tem a obrigação de servir ainda melhor aos cidadãos.

Os papiloscopistas são especialistas na identificação humana através das papilas da pele existentes nas mãos e sola dos pés, registros conhecidos popularmente como impressões digitais.

kits contém equipamentos e reagentes químicos que vão contribuir para produção de inquéritos

O evento foi um momento de especial entre os peritos em papiloscopia, que homenagearam os colegas aposentados e os que preferem continuar na ativa, apesar de terem atingido o tempo da inatividade pelo prazer de produzir perícia com qualidade.

A aquisição dos kits para a perícia papiloscópica é, segundo o governador Confúcio Moura, fundamental para a produção de prova técnica e tem reflexos diretos na elucidação de crimes e combate à criminalidade.

A compra do material utilizou recursos destinados pela Assembleia Legislativa através de emendas parlamentares coletivas e do governo de Rondônia.

“A segurança pública é uma das minhas prioridades”, afirmou Confúcio, destacando outras ações para melhorar o combate à criminalidade. O programa Rondônia mais Segura, elaborado a partir de propostas dos representantes dos organismos policiais, é um deles. A proposta, inovadora do no país, envolver todas a sociedade civil, além do poder público, em ações integradas.

O governador também anunciou a construção do novo prédio do instituto, que já tem até terreno definido. “Será moderno e bonito”, garantiu. O dinheiro para a obra veio através de emenda parlamentar destinada pela bancada federal, sob coordenação do deputado federal Nilton Capixaba.

O deputado estadual Anderson do Singeperon, que é agente penitenciário, elogiou a iniciativa do governo do estado em melhorar a estrutura da perícia papiloscópica em Rondônia. Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edilson Souza, a Polícia Civil já faz muito com poucos recursos. “Agora, previu, fará muito mais”.

Leia mais:
Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia
Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia atendeu mais de 90 mil pessoas na emissão de Carteiras de Identidade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo