Governo de Rondônia
28/04/2024

3ª EDIÇÃO

“Operação Sentinelas Avançadas” do Projeto Rondon, é encerrada durante solenidade no Teatro Guaporé, em Porto Velho

22 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes e professores receberam certificados pela missão que foi cumprida com êxito durante os 12 dias da “Operação Sentinelas Avançadas

A solenidade de encerramento da “Operação Sentinelas Avançadas” do Projeto Rondon, aconteceu neste sábado (22), no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento contou com a participação de todos os 252 ‘rondonistas’, entre professores das instituições de ensino das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, que trabalharam durante 12 dias pelo interior do Estado de Rondônia. O Governo de Rondônia foi parceiro de mais uma edição do projeto, dando suporte logístico aos integrantes, disponibilizando ônibus para levar as equipes aos municípios.

Na sexta-feira (21), os ‘rondonistas’ participaram de um City Tour, promovido pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur, tendo a oportunidade de conhecer a história de Porto Velho, passando em pontos turísticos, como a Praça das Três Caixas d’Água e o Memorial Rondon.

Raulino Ferreira parabenizou por toda a ação realizada com êxito durante o Projeto Rondon no Estado

Representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o secretário executivo do governo, Raulino Ferreira da Silva, disse durante discurso que a “Operação Sentinelas Avançadas” foi uma oportunidade de experiência, impacto e expressão durante todos os dias de missão.

“Todos os participantes tiveram a chance de atuar em suas áreas profissionais, a partir da realidade da nossa população, que beneficiou a todos em geral, refletindo em uma preparação mais humana e solidária. Desde sua criação, em 1967, o Projeto Rondon tem grande importância para o Estado, com o comprometimento do Exército Brasileiro, Governo Federal, Governo de Rondônia, que garantiram essa realização com êxito”, considerou.

O diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa – MD, do Governo Federal, William Georges Felippe Abraão, que esteve presente na solenidade, parabenizou aos integrantes pela missão cumprida na “Operação Sentinelas Avançadas” do Projeto Rondon, e declarou que os “rondonistas” serão grandes profissionais com futuro promissor.

“Nosso país estará ganhando com pessoas dedicadas, que ensinam com valores. Todos cumpriram a missão com excelência e em breve, estarão substituindo os professores, políticos, advogados, médicos e muitos outros profissionais, que vão passar o bastão a vocês continuarem a jornada”, declarou.

CERTIFICADOS

Durante a solenidade, todos os “rondonistas”, entre estudantes e professores das instituições de ensino das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste do país, receberam certificados pela participação e missão cumprida nos 12 dias de expedição do Projeto Rondon no Estado.

Também foram contemplados os militares que estiveram acompanhando os “rondonistas” e foram responsáveis pela solução de problemas administrativos, ligações com as autoridades dos municípios, bem como garantiram a segurança das equipes. Representando o Governo de Rondônia, o secretário executivo de governo, Raulino Ferreira da Silva; o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Flávio Moreira Mathias; O subcomandante do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, Mário Silvério Rodrigues e o comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, Lucas Cesar Scheffer de Souza.

RESULTADOS

O diretor da Casa Militar, Clodomar Rodrigues, também esteve presente durante a solenidade

Ainda, o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa – MD, do Governo Federal, William George, compartilhou os resultados alcançados durante os 12 dias da “Operação Sentinelas Avançadas” do Projeto Rondon. Ao todo, os 252 “rondonistas” se dividiram em:

  • 25 equipes;
  • 777 oficinas realizadas para a população;
  • A população aprovou a ação dos “rondonistas” durante a missão, com 95,4% de aproveitamento em pesquisa realizada;
  • Estudantes e professores levaram sustentabilidade e assistencialismo;
  • A “Operação Sentinelas Avançadas” alcançou 24.580 pessoas durante os 12 dias.

APRESENTAÇÕES DE PROJETOS

As equipes sorteadas fizeram a apresentação dos trabalhos realizados nos municípios do interior de Rondônia, durante os 12 dias da “Operação Sentinelas Avançadas”. A primeira equipe a apresentar seus trabalhos, foram os integrantes de instituições de ensino superior do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, que atuaram no município de Parecis, com pouco mais de 4.200 habitantes e possui 70% de sua população na área rural.

Em Parecis, a equipe se mobilizou para oferecer uma série de oficinas para alunos e agricultores. Saúde bucal, profissões e controles de pragas foram alguns dos assuntos abordados, visando promover conhecimento e desenvolvimento nas comunidades locais. No encerramento da apresentação, a equipe fez um ensaio de quadrilha e xote, uma das danças típicas gaúchas.

Logo depois, estudantes dos Estados de São Paulo e do Paraná, que atuaram no município de Santa Luzia d’Oeste, apresentaram o relatório das atividades realizadas durante os 12 dias. O cinema itinerante foi o destaque, pois o projeto proporcionou momentos de lazer e entretenimento para a população local, além da feira da saúde, um espaço direcionado ao bem-estar e orientações importantes para a população.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cidadania, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo