Governo de Rondônia
05/11/2024

ERA DIGITAL

Obtenção de dados mais qualificados é debatida em Conferência Nacional

02 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Conferência Nacional aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Com o objetivo de discutir os riscos e oportunidades que derivam da atual governança na “Era Digital”, além de abordar a consolidação e regulamentação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (Singed), o governo de Rondônia participou da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados em Geociências, Estatísticas e Dados, que aconteceu entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a UERJ, o evento faz parte de uma série de conferências históricas do Instituto. Reuniram-se técnicos, especialistas e representantes de órgãos de estado, a fim de explorar o panorama atual de coordenação participativa de informações estatísticas, geocientíficas e dados, onde foi possível analisar as oportunidades e riscos inerentes ao modelo de governança do Singed, sob o enfoque das recomendações e práticas internacionais para interoperabilidade e compartilhamento de dados, a partir de olhares de usuários e produtores nacionais de informações. Rondônia esteve representada pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, a conferência é fundamental para a criação de uma governança global democrática e transparente para regulação do universo digital. “O evento é crucial para definir a base do projeto de constituição digital brasileira, promovendo um diálogo participativo entre todos os agentes produtores e usuários de dados para garantir uma inclusão mais ampla e significativa, adaptando-se às novas demandas e desafios da Era Digital”, ressaltou.

Conferência reuniu técnicos, especialistas e representantes de órgãos de estado

Para a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, a participação da Sepog em eventos como este é relevante, pois proporciona uma oportunidade de aprendizado, podendo absorver as melhores práticas de gestão e utilização de dados discutidas na conferência, aprimorando, assim, suas próprias iniciativas e projetos.

“Além disso, participar do evento permite entender as inovações e tendências mais recentes, o que, por sua vez, ajuda a melhorar a eficácia de políticas públicas e planejamento estratégico. Dessa forma, o estado se beneficia ao integrar-se às discussões e absorver o conhecimento compartilhado, consolidando seu papel no cenário nacional de geociências, estatísticas e dados”, salientou a titular da Sepog.

PARTICIPAÇÃO

Os representantes de Rondônia, presentes na Conferência: coordenadora de Políticas Públicas (CCP), Leticia Batista, gerente de Estudos e Análises Socioeconômicas (GEA), Luciano Matos e o assessor da GEA, Caio Alfaia, participaram dos Grupos de Trabalho: A interoperabilidade como desafio diante da diversidade e volume de dados;  Os desafios do Big Data; Letramento digital e; Letramento estatístico e pontos de contato com a formação continuada na perspectiva de um sistema nacional de dados, onde contribuíram à construção dos debates e o fluxo de ideias.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Assessoria Sepog, Juliana Aurélio, André Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo