Governo de Rondônia
19/06/2024

EMPREGABILIDADE

Novidades para o Geração Emprego e resultados são apresentados pelo Governo de RO

29 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os resultados do Geração Emprego foram apresentados em um evento com a presença de empresários e trabalhadores beneficiados

Avanços para a geração de emprego, mais oportunidades de serviços e qualificação profissional foram anunciadas nesta quarta-feira (29), pelo governo de Rondônia, durante a cerimônia realizada em Porto Velho. Os resultados das ações governamentais Geração Emprego e Geração Serviços, nos últimos anos, também apresentou um novo portfólio de cursos presenciais que agora são disponibilizados à sociedade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o crescimento dos atendimentos realizados e o fomento injetado em políticas públicas voltadas ao trabalho e à empregabilidade no Estado funcionam como agentes transformadores, abrangendo, tanto quem pretende ingressar no mercado de trabalho quanto quem emprega. “Por meio do Geração Emprego, Rondônia tem alcançado índices muito bons, como por exemplo, a menor taxa de desocupação do país”, destacou.
Com o Geração Emprego, a distância entre empregadores e trabalhadores ficou menor, possibilitando maior acesso a oportunidades de emprego. No total, desde a criação da política pública em 2021, foram cadastrados mais de 100 mil currículos de trabalhadores, mais de 4,5 mil empresas que ofertaram vagas, mais de 31 mil vagas disponibilizadas pela plataforma, além de disponibilizar 278 cursos online e presenciais à população.

Gabriel é PcD visual e conseguiu emprego em um mês depois que se inscreveu

Gabriel Castro é Pessoa com Deficiência (PcD) visual, fez o cadastro no Geração Emprego e em menos de um mês conseguiu encontrar uma vaga de emprego, em uma distribuidora de alimentos. “Me surpreendi com a rapidez que consegui uma vaga. É muito bom ter uma plataforma como esta que facilita a nossa procura por emprego”, afirmou.

O Geração Serviços agrega à plataforma, com oferta de diversos trabalhos autônomos, visando facilitar a busca por serviços profissionais com rapidez e agilidade. Na ação, são mais de 3,6 mil cadastros realizados, e mais de 900 ordens de serviço atendidas, sendo as principais áreas requisitadas: diarista, pedreiro, babá e garçom.
ÁREAS DE SERVIÇOS
Um novo portfólio contendo mais de 150 cursos presenciais, também foi uma novidade para a população, objetivando ampliar a preparação profissional ao mercado de trabalho. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), estas novas formações abrangem áreas de serviços, comércio, agronegócio, construção civil, beleza, gastronomia, tecnologia e informação. Os interessados podem encontrar outras possibilidades de cursos pelo site da ação.

Devanir já fez dois cursos pelo Geração Emprego

Devanir dos Santos da Silva, concluiu cursos de panificação e confeitaria e, em breve, iniciará o de salgaderia, todos oferecidos pela Plataforma Geração Emprego. Ela relata que se inscreveu no Geração Emprego e, no dia seguinte, já foi chamada para o primeiro curso. Segundo Devanir, a profissionalização aumentou sua confiança para abrir seu próprio negócio e oferecer produtos de maior qualidade. “Quando a gente se qualifica, aprende coisas novas, aperfeiçoa o que já sabemos e, a cada curso, dá vontade de fazer o próximo. E essa oportunidade é única. Estou conseguindo ter acesso aos cursos que seriam muito caros se eu tivesse que pagar. Não quero parar mais de me qualificar”, enfatizou.

O titular da Sedec, Sérgio Gonçalves pontuou avanços trazidos pela plataforma Geração Emprego. “Antes, as pessoas entregavam os currículos impresso de forma presencial e agora com o Geração Emprego, com a modernização dos serviços, os processos estão mais ágeis e trazendo cada vez mais resultados para Rondônia”, ressaltou.
PREMIAÇÃO
A cerimônia contou com premiações de nove empresas parceiras do Geração Emprego, na qual concorreram ao 1º, 2º e 3º lugar, nas categorias: “Maior número de contratações”, “Empresa com mais tempo de parceria” e “Maior divulgador de vagas”. Na ocasião, empresários e trabalhadores contemplados pela iniciativa, deram depoimentos expressando os benefícios da ação.
Representante de uma empresa de alimentos, Elori Cason que ganhou a premiação na categoria “Maior Número de Contratações”, destacou que, “é muito importante termos a disponibilidade de contratar profissionais qualificados de forma mais rápida e eficiente”, afirmou.
MENOR DESOCUPAÇÃO
Conforme o último levantamento realizado em maio de 2024, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Rondônia tem a menor taxa de desocupação do Brasil, possuindo taxa de 3,7%. Os demais estados que seguem Rondônia são: Mato Grosso (3,7%) e Santa Catarina (3,8%).
Conforme os dados da Sedec, o resultado faz parte de medidas estratégicas para impulsionar a geração de empregos, como atração de novos negócios, simplificação da abertura de negócios, ampliação do crédito para pequenos negócios, educação profissionalizante, entre outras ações.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jackson Vicente e Larissa Malta
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo