Governo de Rondônia
27/04/2024

DESTAQUES DA SEMANA

Menor taxa anual de desemprego; adaptação nos critérios do “Programa Vencer” marcam ações do Governo de Rondônia

23 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A liderança da menor taxa de desocupados começou no quarto trimestre de 2022, e desde então Rondônia tem se sobressaído no país

Esta semana foi marcada por uma série de eventos e ações do Governo de Rondônia, entre estes, o destaque nacional pela menor taxa de desocupação anual, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e a adaptação dos critérios de acesso ao Programa Vencer, com objetivo de facilitar o acesso da população em situação de pobreza aos 45 cursos de capacitação profissional ofertados; entre várias ações para melhoria do serviço prestado à população.

  • TAXA DESOCUPAÇÃO

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na sexta-feira (16), aponta que, considerando o ano de 2023, Rondônia obteve a menor taxa de desocupação do Brasil, com 3,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD), que também analisa o desempenho dos estados por trimestre. A fase de pleno desenvolvimento no Estado foi alcançada com medidas estratégicas para impulsionar a geração de empregos, com atração de novos negócios, simplificação da abertura de empresas, ampliação de crédito para os pequenos negócios,

Matéria na íntegra

  • “SELO DIAMANTE”

Premiação é resultado da responsabilidade com dados públicos

Com dados abertos, completos, atuais e acessíveis sobre ações e serviços realizados em benefício da população, o Governo de Rondônia obteve, desde novembro do ano passado, “Selo Diamante” em Transparência Pública e se consolidou como referência no cenário nacional, em conduta anticorrupção, uma vez que, permite que seus atos sejam monitorados e fiscalizados por todos os cidadãos, além de se tornar o Estado mais seguro e atrativo para investimentos.

Matéria na íntegra

  • CRISE HÍDRICA

Os impactos da crise hídrica que atingem desde o ano passado, a região Amazônica, foram debatidos pelo Governo de Rondônia, durante reunião realizada na terça-feira (20), com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O Governo do Estado reforçou a seriedade que a situação está sendo tratada, com união de esforços, visando minimizar o problema causado pela seca extrema em toda a Amazônia.

Matéria na íntegra

  • Solenidade na Atricon

Governo de Rondônia participa de solenidade

Como forma de reafirmar o compromisso com a transparência e eficiência na gestão pública, o Governo de Rondônia participou, na terça-feira (20), da solenidade de posse do Conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), como presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento aconteceu no Auditório Ministro Pereira Lira, Edifício Sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). O governo enfatizou o destaque nacional alcançado pelo Estado nos últimos anos, como o reconhecimento do “Selo Diamante”, concedido pela Atricon.

Matéria na íntegra

  • POTENCIALIDADES DE RONDÔNIA

Com o objetivo de aumentar os investimentos junto ao estado de Rondônia para fomentar a empregabilidade e incrementar as exportações de produtos estaduais (comodities), em cumprimento da agenda em Brasília (DF), o governador de Rondônia, Marcos Rocha reuniu-se com o embaixador da França, Emmanuel Lenain, na segunda-feira (19), e expôs os potenciais de produção estadual, a transparência quanto aos investimentos públicos,  responsabilidade fiscal e a gestão municipalista.

Matéria na íntegra

  • PROGRAMA VENCER

Ao todo, 45 cursos serão ofertados pelo Governo Estadual

Com o intuito de facilitar o acesso da população em situação de pobreza aos 45 cursos de capacitação profissional, ofertados pelo Programa Vencer, lançado em 30 de janeiro, o Governo de Rondônia alterou pelo menos três critérios. Conforme o Decreto n° 28.927, de 20 de fevereiro de 2024, publicado no Diário Oficial da terça-feira (20), agora, poderão se inscrever até dois membros da família para uma das 10 mil vagas ofertadas por ano, com idade a partir dos 16 anos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até um salário mínimo.

Matéria na íntegra

  • DOADORES DE SANGUE

O Governo de Rondônia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), publicou os serviços de “Declaração para Doadores” e Resultado de Exames para Doador de Sangue”, que podem ser solicitados diretamente pela Plataforma do Portal do Cidadão, atendendo ao Planejamento Estratégico de Rondônia em sua base de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

Matéria na íntegra

  • PASSE LIVRE

Governo efetiva direitos sociais com a emissão da Carteira de Passe Livre

Em 2023 foram emitidas pelo Governo de Rondônia, 21.679 Carteiras de Passe Livre Intermunicipal para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD) ou câncer, no Estado. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) faz o serviço de atendimento no Tudo Aqui, das 7h30 às 18h; no Tudo Aqui Shopping, das 8h às 20h, em Porto Velho. No Tudo Aqui de Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura, das 7h30 às 18h, e em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) existentes nos municípios.

Matéria na íntegra

  • VACINAÇÃO INFLUENZA

O Governo de Rondônia intensificou em todo o Estado, a vacinação contra o vírus influenza (vírus da gripe), para reverter a baixa cobertura vacinal que tem alcançado até momento. O Ministério da Saúde (MS) preconiza como meta, a vacinação de 90% do público prioritário. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está organizando uma Mobilização Estadual de Vacinação para o dia 24 de fevereiro, o Dia “D”. A campanha se estende até o dia 29 de fevereiro.

Matéria na íntegra

  • LEI PAULO GUSTAVO

As inscrições estão disponíveis através do site oficial

Para impulsionar as políticas culturais do Estado, o Governo de Rondônia publicou na segunda-feira (19), no Diário Oficial do Estado o EDITAL Nº 1/2024/SEJUCEL referente à abertura das inscrições do 1° edital da Lei Paulo Gustavo (LPG). Os proponentes interessados podem realizar suas inscrições, por meio do site oficial da Lei Paulo Gustavo em Rondônia, que dispõe de recursos para atender aos fazedores de cultura.

Matéria na íntegra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Daiane Mendonça e Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Economia, Edital, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Selo Diamante, Servidores, Sociedade, Transparência, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo