27/04/2024

Potencialidades de Rondônia despertam interesse da Embaixada Francesa

22 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governador de Rondônia destacou as potencialidades do Estado

Com o objetivo de aumentar os investimentos junto ao estado de Rondônia para fomentar a empregabilidade e incrementar as exportações de produtos  estaduais (comodities), em cumprimento da agenda em Brasília (DF), o governador de Rondônia, Marcos Rocha reuniu-se com o embaixador da França, Emmanuel Lenain na segunda-feira (19) e expôs os potenciais de produção estadual, a transparência quanto aos investimentos públicos, a responsabilidade fiscal e a gestão municipalista.

Os investimentos municipais foram a tônica do diálogo, no qual o chefe do executivo estadual ressaltou a importância de levar recursos para todos os municípios.

RESPONSABILIDADE FISCAL

Ao receber a informação que Rondônia é pelo quarto ano consecutivo, avaliado com nota “A” pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na Capacidade de Pagamento (Capag), o embaixador Emmanuel Lenain ressaltou que seu país possui empresas com interesse em investir em locais com excelência em capacidade de pagamento. O governador, Marcos Rocha explicou que, o Estado possui oportunidade para assumir estes financiamentos. “Além disso, grandes empresas podem se estabelecer em áreas próprias para indústria, no coração da Amazônia”, evidenciou.

Diante da demonstração dos prêmios que o Estado tem recebido na produção de pescado, café, queijo, cacau, Emmanuel Lenain convidou o governador de Rondônia, para apresentar as mesmas potencialidades na França, onde ele pode articular a presença de empresas que tenham interesse em investir. Foi definido que as partes estariam, mediadas pelo secretário de Especial de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Augusto Leonel; organizando um Rondônia Day na França, para melhor demonstrar os sabores rondonienses do Tambaqui, Pirarucu, café, entre outros produtos.

Os cuidados quanto ao desenvolvimento do Estado, que é premiado dentro e fora do país, com ações sociais que resultam em pleno emprego e interesse com o meio ambiente, segundo as palavras do embaixador, foram impressionantes e o despertaram a curiosidade em conhecer Rondônia, o mais breve possível.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Andrey Matheus

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Governo, Indústria, Infraestrutura