Governo de Rondônia
18/04/2024

LDO 2024

Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para 2024 é debatida em Audiência Pública

12 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A LDO é uma das leis que integram o ciclo orçamentário do Estado

Em Audiência Pública realizada na quinta-feira (11), o Governo do Estado debateu com representantes da sociedade civil, poderes, órgãos públicos e demais representações, o texto do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, referente ao exercício financeiro de 2024. Realizada no Auditório da Assembleia Legislativa – ALE, o ato democrático foi coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog e representou a continuidade no processo de envolver a sociedade na construção dos instrumentos orçamentários do Estado. 

A LDO é uma das leis que integram o ciclo orçamentário do Estado. Uma de suas principais características é ser o elo entre o Plano Plurianual – PPA, que está em processo de elaboração e também foi amplamente debatido com a sociedade por meio de dez audiências públicas, e a Lei Orçamentária Anual – LOA, que detalha a previsão de recursos que o governo irá arrecadar e fixa os gastos e despesas. 

Nesse contexto, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio explicou aos participantes que, a LDO é responsável por estabelecer os parâmetros necessários para a alocação dos recursos no orçamento anual, e por isso a sociedade, além das próprias unidades do Governo e Poderes, precisam estar inseridos e cientes das orientações estabelecidas no documento. “O Estado tem levado a sério o processo participativo. As sugestões da sociedade e unidades orçamentárias têm sido balizadoras para a elaboração dos instrumentos orçamentários. Estamos aqui não só para cumprir os requisitos de transparência pública, mas para debater os pontos que a sociedade entenda como relevantes ao melhor direcionamento dos recursos públicos”, enfatizou.

O governador Marcos Rocha pontuou que, as audiências representam a oportunidade de se aproximar dos cidadãos e analisar, na prática, suas demandas prioritárias, tornando os investimentos mais eficientes. “A população analisa, acompanha, questiona e participa das etapas. Isso representa uma mudança de cultura de participação nas ações de Governo”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

Durante a audiência, a coordenadora de Planejamento Governamental da Sepog, Ana Cláudia apresentou a base legal e a estrutura do projeto de lei que deve ser encaminhado  à Assembleia Legislativa, na próxima semana. “Todo o processo de elaboração das peças orçamentárias do Estado está disponível no portal da Sepog. É de suma importância que todos acompanhem para que possamos ter qualidade nos instrumentos e na entrega de políticas públicas”, destacou. 

Os aspectos econômicos e financeiros relacionados à evolução da receita do Estado, também foram pautas do evento, em apresentação realizada pelo gerente de Planejamento Governamental da Sepog, Luciano Germiniano. 

No site da Sepog, no banner LDO 2024, a população pode acompanhar cada etapa de elaboração do documento. O projeto de lei deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo