INTERIOR

Investimentos do Governo de Rondônia na Saúde e Educação marcam a semana na Região do Café

13 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Heuro contará com local adequado para coleta e destinação de resíduos hospitalares

ABRIGO DE RESÍDUOS

Com um investimento de aproximadamente R$ 360 mil do Governo de Rondônia, o Abrigo de Resíduos do Hospital de Urgência e Emergência – Heuro de Cacoal deve ser inaugurado no próximo mês. Desde que o Estado assumiu o serviço de Urgência e Emergência em Cacoal, a unidade hospitalar não contava com local adequado para armazenar os resíduos produzidos no Heuro.

Mensalmente, mais de quatro toneladas de resíduos são recolhidos e descartados pelo Hospital de Urgência e Emergência. O abrigo irá otimizar a coleta e posterior descarte, visando a proteção à saúde de servidores e usuários, além de minimizar qualquer impacto ambiental que estes resíduos podem ocasionar.

DER executou serviços de limpeza, roçagem e manutenção

As obras para a construção do Abrigo de Resíduos estão sendo executadas por uma empresa de Cacoal, contratada pelo Governo de Rondônia por meio de licitação, atendendo todas as normativas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

MANUTENÇÃO EXTERNA

A equipe da 4ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER executou serviços de limpeza, roçagem e manutenção da área externa dos hospitais estaduais localizados em Cacoal.

Tanto o Heuro quanto o Hospital Regional de Cacoal – HRC receberam suporte do DER. A parceria entre os órgãos estaduais tem dado celeridade à uma série de serviços e ações que beneficiam, principalmente a comunidade.

PREVENÇÃO À DENGUE

Nos últimos dias, os técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa participaram de uma reunião em Cacoal, onde alertaram quanto ao surto de dengue, em Rondônia. O sinal acendeu em 18 municípios do Estado, sendo eles: Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova Brasilândia, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Texeirópolis e Vale do Paraíso.

Todos os dias, 300 refeições são disponibilizadas pelo restaurante

A Agevisa aproveitou a reunião da Comissão Intergestora Regional – CIR, com a presença de gestores e técnicos representantes, para tratar de assuntos referentes à vigilância em saúde, em especial sobre a dengue.

A reunião aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde de Cacoal.

PRATO FÁCIL

Na “Capital do Café”, já foram servidas mais de 11 mil refeições, por meio do programa “Prato Fácil”, do Governo de Rondônia. Todos os dias são disponibilizadas 300 refeições.

Em agenda recente no município de Cacoal, o governador Marcos Rocha visitou o restaurante cadastrado no “Prato Fácil” e conversou com pessoas beneficiadas pelo programa.

O “Prato Fácil” foi lançado pelo Governo de Rondônia em 2021, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas. Inicialmente implantado em Porto Velho, hoje o programa atende, também, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Guajará-Mirim e Cacoal.

Dia de Campo em São Felipe d’Oeste contou com apoio de vários parceiros

Com o programa, qualquer pessoa cadastrada no Cadastro Único – CadÚnico pode adquirir refeições saudáveis e nutritivas por apenas R$ 2,00. O valor da refeição é complementado por subsídio do Governo do Estado, oriundo dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep.

REFORMA CEEJA

Nesta semana iniciaram as obras para reforma completa do telhado do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Cacoal – Ceeja Aída Fíbiger. Toda a estrutura será substituída. Nesta obra, o Governo de Rondônia está investindo R$ 249 mil, por meio do Programa de Apoio Financeiro  – Proafi Adicional.

Uma empresa de Ariquemes foi contratada, para executar os serviços. Conforme pontuou a diretora do Ceeja de Cacoal, Lucilene Gonçalves, nos últimos anos uma série de investimentos tem sido feita pelo Governo de Rondônia, mudando completamente a cara da instituição de ensino.

DIA DE CAMPO

São Felipe d’Oeste recebeu na quinta-feira (12), o Dia de Campo realizado pelo Governo de Rondônia. Desta vez o tema do encontro foi o cacau. O evento contou com palestras e atividades práticas. Entre os temas abordados ao longo do dia, destaque para as principais pragas e doenças do cacau;  poda e pontos de colheita e também a fermentação e o mercado.

Mães foram homenageadas com diversas atividades

Realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, o Dia de Campo em São Felipe d’Oeste contou com o apoio de vários parceiros.

MÃES RECEBERAM HOMENAGENS

Servidoras de diversos órgãos estaduais foram homenageadas em alusão ao Dia das Mães. A Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, por exemplo, realizou um café da manhã na segunda-feira (10) e presenteou as mães servidoras com mensagens, declarações de afeto e lembrancinhas.

No Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal – Heuro, flores foram distribuídas, e apresentações ao vivo na área externa do Hospital com músicas que emocionaram, não apenas as mamães, mas todos os servidores, pacientes e acompanhantes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin, Nilson Santos, Samuel Guedes, Meila Witt

Agricultura, Cerimônia, Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade