31/07/2024

COMPETIÇÃO ESPORTIVA

Inclusão aliada ao esporte na abertura dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos em Ji-Paraná

29 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os jogos acontecem no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Ji-Paraná

Os Jogos Intermunicipais Socioeducativos (JIS) têm como objetivo transformar a vida de muitos jovens. O evento, organizado pelo governo de Rondônia, teve início nesta segunda (29) e segue até 30 de julho, no município de Ji-Paraná. A competição reúne 57 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, provenientes de diversos municípios do estado, incluindo Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena, e também nove representantes dos estados vizinhos do Acre e Roraima.

Os jogos, realizados por meio da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), acontecem no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Ji-Paraná, considerada unidade modelo do estado. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva destacou que, “o JIS este ano acontece paralelamente aos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Começamos com uma modalidade e agora temos cinco, e o Case se torna, oficialmente, a Vila Olímpica do Sistema Socioeducativo do estado de Rondônia.”

RESSOCIALIZAÇÃO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do evento. “Durante os Jogos Intermunicipais Socioeducativos os jovens vão poder mostrar seu potencial e se integrar através do esporte. O governo tem promovido ações que incentivam a inclusão e o desenvolvimento saudável da juventude.”

O presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Mário Cesar Freitas, salientou a importância do JIS, como uma oportunidade aos adolescentes se destacarem e aprenderem valores como respeito, perseverança e espírito esportivo. “Por isso, desta vez, não só os adolescentes vieram buscar experiência, mas também os nossos servidores. No ano passado viemos assistir, e dessa vez competir. Quero ressaltar e parabenizar o governo de Rondônia pelo ambiente do Case, que é um dos melhores do Brasil.”

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ji-Paraná, Robson José dos Santos enfatizou que, o esporte foi capaz de parar uma guerra e também é uma relevante ferramenta de inclusão social. “É um exemplo a ser seguido pelos resultados, tanto físico quanto mental. Ao proporcionar um ambiente saudável e competitivo, o governo de Rondônia busca incentivar os adolescentes a adotarem um estilo de vida ativo e positivo, afastando-os de atividades que possam comprometer seu desenvolvimento.”

MODALIDADES

Os jovens estão competindo em cinco modalidades esportivas: atletismo, futsal, xadrez, tênis de mesa e natação. Estes esportes foram escolhidos por sua capacidade de promover o trabalho em equipe, disciplina e o desenvolvimento físico e mental dos participantes.

IMPACTO

Os Jogos Intermunicipais Socioeducativos de Ji-Paraná são mais do que uma competição esportiva, representam um avanço para a comunidade local e regional, tendo em vista a presença de competidores do Acre e Roraima. Além de movimentar a economia da cidade, o evento promove a integração entre os municípios participantes, fortalecendo os laços comunitários e fomentando a cultura do esporte.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Ésio Mendes

Cidadania, Educação, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Ji-Paraná, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade