05/07/2024

PROGRAMA REGIONAL

Governo de Rondônia participa de encontro sobre desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia em São Paulo

03 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro reuniu representantes de dos estados que compõem a Amazônia Legal

Com o objetivo de contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento da Amazônia, o Governo do Estado participou na sexta-feira (30), do encontro “Conversa de Alto Nível entre Governadores Brasileiros da Amazônia Legal”, promovido por uma Organização Financeira Internacional e o Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO do Governo Federal, em São Paulo.

Nos debates que contaram com a presença do presidente da Instituição de apoio financeiro e técnico, Ilan Goldfajn, e da ministra do MPO, Simone Tebet, o Governo de Rondônia foi representado pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Beatriz Basílio, que esteve acompanhada do representante da Secretaria de Finanças do Estado – Sefin, Daniel Piedade.

O encontro reuniu representantes dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Roraima, Maranhão e Amapá, em uma programação que discutiu o  Programa Regional da Amazônia da Instituição, criado para promover o desenvolvimento sustentável, por meio da disponibilização de recursos a partir do seu capital e fundo de doadores.

Ao realizar a abertura do evento, a ministra Simone Tebet reforçou a importância do país ter projetos integrados e direcionados a países e estados amazônicos. “Precisamos garantir recursos para a população que mora nesses estados. Não dá para pensar em manter a floresta em pé sem proteger a vida desses cidadãos, dar emprego e renda. Por isso, é de relevância a contribuição de cada um dos estados para que tenhamos nossas potencialidades às claras e fazermos uso dos recursos de forma eficiente”, destacou.

A reunião contou com a presença do presidente do BID, Ilan Goldfajn, e da ministra do MPO, Simone Tebet

Durante os debates, a secretária Beatriz Basílio expressou o interesse de Rondônia em contribuir nos diálogos para o desenvolvimento da região amazônica e lembrou que, “o Estado possui parceria com o Instituição relacionada à Gestão Fiscal. E os principais projetos voltados às questões em debate têm sido foco do Governo, entre eles, a Regularização Fundiária e o fomento à cadeia de produtos bioeconômicos integrado à indústria e comércio”, frisou a secretária.

O governador Marcos Rocha ressaltou a importância dessa integração. “O Governo do Estado tem um leque de projetos e por meio dessa troca de experiências espera manter diálogo e firmar parcerias. Estamos  abertos aos demais estados para integrar e desenvolver ações. Rondônia é um estado jovem, com uma receita que tem crescido. Com isso podemos fortalecer nossa integração e desenvolver parceria com os investidores”,  destacou.

DIÁLOGO

Além do diálogo estruturado na construção de uma agenda comum, o evento buscou formalizar as recomendações dos estados à Instituição Internacional, que serão apresentadas na cúpula que vai reunir os chefes de estado dos países amazônicos, na cidade de Belém (PA), em agosto.

Na programação houve apresentação de ferramentas para aumentar o financiamento e fortalecer a cooperação regional e a coordenação econômica; o mapeamento dos recursos de doadores; os instrumentos e projetos da instituição na Amazônia, entre outras temáticas relacionadas ao desenvolvimento da região.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla