Governo de Rondônia
27/04/2024

ORÇAMENTO

Governo capacita servidores em elaboração e gestão do Plano Plurianual

11 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Inicia nesta terça-feira (12), em Porto Velho, o Curso de Elaboração e Gestão do Plano Plurianual (PPA) para servidores efetivos que trabalham diretamente na elaboração e execução do orçamento das Unidades Gestoras do Estado. A capacitação, promovida pela governo do estado, será realizada no Rondon Palace Hotel, a partir das 8h, e terá duração quatro dias.

Ministrada pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), o treinamento terá como instrutor o coordenador geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Ministério do Planejamento, Carlos Eduardo Lacerda. Ele também é professor do quadro efetivo da ABOP.

Além de melhorar a compreensão dos participantes sobre a metodologia utilizada na elaboração do orçamento público, o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, ressalta que a capacitação visa melhorar a qualidade da peça orçamentária com foco em suas diretrizes e metas. “A ideia foi trazer a instituição mais conceituada na área de orçamento e planejamento do país para capacitar nossos técnicos na correção de distorções praticadas há décadas, criadas por vícios em planejar e não executar. Desta forma, estaremos atendendo às diversas recomendações feitas pelos órgãos fiscalizadores em relação à baixa execução das metas previstas. O Estado também pretende ser uma referência em planejamento e na execução do que foi planejado”, destacou o adjunto.

Cerca de 20 Unidades Gestoras confirmaram presença nesta primeira oficina. O adjunto destaca também a viabilidade do custo em trazer os profissionais da ABOP até Rondônia. “Se o servidor tivesse que sair do estado para ter acesso a este treinamento em Brasília o custo seria muito alto entre inscrições, passagens e diárias. Este cenário também oportunizou a realização do treinamento na capital”, completou Pedro Pimentel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo