PPA 2024-2027

Estado mobiliza municípios a participarem das audiências públicas do Plano Plurianual 2024-2027

09 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As equipes convidam cada município localizado em torno das cidades

A população dos municípios que compõem as macrorregiões de Rondônia está sendo mobilizada pela equipe do Governo de Rondônia para participar das audiências públicas de elaboração do Plano Plurianual – PPA, referentes ao período 2024-2027, que serão realizadas em 10 municípios polos do Estado, a partir da próxima segunda-feira (13), em Vilhena. O PPA é um dos instrumentos de gestão pública que, de forma regionalizada, estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.

PPA é um dos instrumentos de gestão pública

Com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possíveis, três equipes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog estão visitando, in loco, cada município localizado em torno das cidades que vão sediar os eventos. Por meio de visitas a instituições públicas, representantes de vários segmentos da sociedade, de conversas diretas com o cidadão, de entrevistas na mídia local; os representantes do Estado estão explicando o que é o PPA, a importância da participação popular no processo de elaboração do Plano, e como o Governo de Rondônia tem viabilizado esta participação, por intermédio das audiências públicas.

AÇÕES MUNICIPALISTAS

Massificar a divulgação das audiências públicas nestas localidades fortalece as ações municipalistas defendidas pela gestão. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, quanto mais a população estiver ativa e disposta a participar dos processos que envolvem a construção de políticas públicas, melhor será a destinação dos recursos públicos.

“Estamos intensificando a divulgação pelos municípios, pois entendemos a importância de ouvir as demandas reais da população nessa etapa”, enfatizou o governador.

Nesta semana, as equipes estão mobilizando, in loco, os municípios localizados em torno das cidades de Cacoal, Rolim de Moura, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio lembrou que, o Governo do Estado também colocou outros meios de comunicação à disposição da sociedade, para receber as sugestões. São eles: o endereço eletrônico ppa20212027@sepog.ro.gov.br, o contato telefônico (69) 3212-8101 e um formulário que pode ser acessado por meio do portal www.sepog.ro.gov.br, onde o cidadão poderá apresentar suas propostas nas diversas áreas temáticas.

A primeira audiência será realizada no município de Vilhena, no dia 13 de março, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvares de Azevedo, a partir das 13h30. As demais audiências seguirão as seguintes datas: 15 de março, em Cacoal; 16, em Rolim de Moura; 17, em São Miguel do Guaporé; 20, em Ji-Paraná; 21, em Ouro Preto do Oeste; 22, em Jaru; 23,  em Ariquemes; 27, em Guajará-Mirim; e dia 30, em Porto Velho.

Texto: Jane Carla
Fotos: Equipe de Divulgação