TECNOLOGIA

Escola de Governo passa a utilizar Ambiente Virtual de Aprendizagem para ofertar cursos

23 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Ferramenta AVA passou a ser utilizada pela Escola de Governo, hoje, vinculada à Sepog

Os cursos, treinamentos e capacitações a distância oferecidos pela Escola de Governo de Rondônia, estão reunidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Desenvolvido pela Superintendência Estadual da Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, a ferramenta passou a ser utilizada pela Escola de Governo, hoje, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, com o intuito de proporcionar maior efetividade nas atividades intelectuais dos servidores públicos estaduais, municipais e da comunidade em geral, além de fortalecer o papel institucional por meio do uso da tecnologia.

Em estreia, a utilização do novo ambiente pela Escola de Governo, a equipe do órgão firmou parceria com a Superintendência Estadual de Licitações – Supel e disponibilizou o treinamento sobre “A nova Lei de Licitações e Contratos: Conceitos Essenciais para Aplicação da Legislação”, para servidores interessados. O novo formato gravado, dividido em quatro módulos percorridos pelos participantes; à medida que eram concluídos, viabilizou a certificação de 164 servidores, demonstrando a efetividade da ferramenta.

O assessor da Escola de Governo, Ramiro Vieira, explicou que o ambiente possibilita o oferecimento de diversos outros formatos de capacitações como a modalidade ao vivo, aqueles de início imediato, modos híbridos, entre outros. “O ambiente já está em pleno funcionamento, mas continuamos buscando referência para que possamos melhorar e oferecer uma plataforma cada vez mais dinâmica, interativa e de excelência para nosso público que vai além dos servidores estaduais”, destacou.

PÚBLICO EXTERNO

Sobre a diversidade do público-alvo, a diretora da Escola de Governo, Débora Cristina, enfatizou que o AVA atenderá também o público externo, em especial, servidores das prefeituras, seguindo a linha municipalista adotada pela atual gestão do Governo de Rondônia.

“O apoio aos municípios está entre as principais ações defendidas e trabalhadas pelo Poder Executivo. Nesse sentido, o ambiente online é uma excelente forma de oportunizar a participação dos servidores dos órgãos municipais nas diversas temáticas relacionadas à gestão pública, oferecidas pela Escola de Governo. A soma desses conhecimentos disseminados por todos os municípios resulta em um Estado mais forte e alinhado”, destacou a diretora.

Na próxima semana serão disponibilizados mais dois cursos. O primeiro será a abertura de uma segunda turma do curso sobre “A nova Lei de Licitações e Contratos”. O segundo tratará sobre o tema “Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, abordando a importância da lei com ênfase nas ações desenvolvidas para a entrada e permanência em conformidade com a legislação.

Para participar, os servidores do Estado poderão acessar o ambiente virtual por meio do link https://ava.escoladegoverno.ro.gov.br/, e inserir as mesmas informações de acesso ao Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia – Sauron. Já para usuários externos, o público interessado poderá autenticar a conta utilizando as informações de acesso à conta do Google.

Texto: Jane Carla
Fotos: Página de Acesso ao AVA