17/07/2024

SISPACTO

Encontro discute regionalização e pacto com municípios para atendimentos de Saúde na região central de Rondônia

21 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos do governo estadual e representantes de 17 municípios da região Central e do Vale do Guaporé discutem a regionalização e promovem a pactuação de serviços ofertados pela rede pública de saúde durante a 2ª Oficina Regionalizada Sispacto 2016, que acontece desde essa quarta-feira (20) até esta sexta-feira (22), no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Ji-Paraná. A pactuação dos serviços tem validade de um ano.

Oficina da Agevisa segue até esta sexta-feira em Ji-Paraná

O encontro é coordenado por gestores e técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e tem objetivo de reafirmar e cobrar responsabilidades dos municípios, estado e União na aplicação dos compromissos de cada um com a prestação de serviço em saúde pública.

“O maior desafio é cada município cumprir sua parte na Atenção Básica”, disse a diretora da Agevisa, Arlete Baldez, classificando os primeiros atendimentos em saúde como sendo os mais importantes no combate ao surgimento e/ou controle de doenças como a hipertensão e diabetes, por exemplo.

São pactuados as diretrizes, objetivos, metas e indicadores constantes no rol de 67 itens preconizado pelo Ministério da Saúde. “Para cada meta é necessária a pactuação das responsabilidades das áreas técnicas de Atenção Básica, Média e Alta Complexidades e Vigilância em Saúde, tendo em vista viabilizar o seu cumprimento”, explicou a coordenadora do Sistema e Apoio a Descentralização da Agevisa, Marta Duarte.

No primeiro dia do encontro em Ji-Paraná, dois itens chamaram a atenção pelos baixos indicadores: a saúde bucal e as internações hospitalares. Por outro lado, o setor de imunização e de mortalidade infantil receberam elogios por estarem dentro das perspectivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Esta oficina se ocupa especificamente disso: apurar e corrigir o que está em desacordo”, argumentou Arlete Baldez.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Capacitação, Cursos, Economia, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade