Governo de Rondônia
28/04/2024

PREVIDÊNCIA

Sepog apresenta relatório de gestão orçamentária em Ciclo de Palestras do Iperon

08 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Iperon tem a função precípua de gerir o Fundo de Previdência, garantindo que os valores arrecadados sejam devidamente aplicados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, esteve presente no IX Ciclo de Palestras do Instituto de Previdência de Rondônia – Iperon na sexta-feira (1º) de setembro, em Porto Velho.

Na oportunidade, a secretária adjunta Jakeline Mackerte, falou sobre a gestão orçamentária do Instituto e do Fundo de Previdência, onde a Autarquia tem a função precípua de gerir o Fundo, garantindo que os valores arrecadados sejam devidamente aplicados, garantir a qualidade no ambiente de trabalho do servidor público, bem como estrutura e equipamentos para melhor acolhimento dos servidores e beneficiários. Explanou também, de qual forma são coletados e como são administrados esses valores.

O Iperon tem a função precípua de gerir o Fundo

De acordo com a secretária adjunta, a Sepog realiza a importante função de monitorar o Iperon. Quadrimestralmente mediante a plataforma de Sistema de Planejamento Governamental –  Siplag, ocorre o monitoramento das ações governamentais com foco no acompanhamento da qualidade da execução física e financeira, contribuindo para que a unidade alcance eficiência, eficácia e efetividade no uso dos recursos públicos.

“Ao final de cada exercício, em 31 dezembro, é feita a avaliação final dessas informações preenchidas pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica do Iperon, que são compiladas junto à prestação de contas, encaminhadas pelo Governo ao Tribunal de Contas que é quem nos fiscaliza”, disse.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Iperon desempenha uma importante função no Governo ao recepcionar os futuros aposentados e pensionistas. “O Fundo previdenciário foi criado para garantir uma segurança ao futuro dos seus beneficiários, para que seja possível oferecer uma aposentadoria digna aos servidores que tanto contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Giulana Miranda e Maria Luiza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Economia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo