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09/05/2024

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Dnit apresenta à Superintendência de Integração do Estado de Rondônia informações sobre o trabalho de dragagem do rio Madeira

02 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto de dragagem do rio Madeira, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi apresentado na sexta-feira (29) pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick de Medeiros, em reunião com a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Elizete Lionel questionou Erick Medeiros sobre os prazos do início das obras de dragagem do rio Madeira

Elizete Lionel questionou Erick Medeiros sobre os prazos do início das obras de dragagem do rio Madeira

Além do projeto, Erick Medeiros descreveu a importância de melhorar as condições do Madeira para a navegação.  “Não só para Rondônia, mas aquela área da região Norte a gente está rompendo uma das barreiras para navegação de um rio muito dinâmico, para justamente facilitar o escoamento da produção de grãos, que sai do Centro-Oeste”, disse Medeiros.

O diretor ainda destacou o que chama de arco norte, por onde  são encaminhados produtos até a foz do rio Amazonas e depois seguem pelo Canal do Panamá para os outros mercados.

Todo o custo e gestão do projeto são de responsabilidade do Dnit e a empresa vencedora do certame que vai implementar a dragagem ficará por cinco anos executando a ação no local.

A superintendente Elizete Lionel ressaltou o compromisso de acompanhar os procedimentos de implementação do projeto, para que sejam iniciadas o mais rápido possível. “O rio Madeira faz parte de um modal logístico fundamental para a economia de toda a região Norte, e vê-lo navegável durante 360 dias do ano é um sonho para todo gestor público”, completou.

Erick Medeiros falou que esta é a primeira vez que está sendo feito um projeto com esta característica de que a empresa fique por mais tempo no local do serviço, como é em outros países. O custo total é de aproximadamente R$ 81 milhões, que estão constantes no edital. Serão duas dragas que farão dragagens constantes de forma que o rio fique navegável mesmo na época de seca. “Além da contratação para a dragagem, o Dnit assinou um termo de cooperação com a Marinha do Brasil para melhorarmos a sinalização do rio. Desta forma, poderá ser ampliada a navegação noturna, o que melhorará o trânsito no rio”, argumentou.


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Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Obras, Transporte


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