Governo de Rondônia
19/02/2025

RESUMO DA SEMANA

Destaques das ações do governo de RO de 10 a 14 de fevereiro

14 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização

O reconhecimento nacional pelo compromisso com a alfabetização, a continuidade do policiamento ostensivo em residenciais populares e a entrega do novo Hospital Regional de Guajará-Mirim são alguns dos destaques da semana. Bem como iniciativas como a ampliação do transporte escolar fluvial, o incentivo ao primeiro emprego e o fortalecimento do esporte por meio do programa Pró-Atleta.

EXCELÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO

O governo de Rondônia recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo reconhecimento aos avanços significativos na política estadual voltada à educação básica. A solenidade ocorreu na segunda-feira (10), em Brasília. O reconhecimento reflete a implementação bem sucedida de programas e estratégias para os anos iniciais do ensino fundamental, com destaque ao Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa Rondônia). Rondônia se destacou na avaliação nacional pela capacitação de mais de 2.400 professores; adoção do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), implementado em 2022; e a criação do Prêmio Excelência com Equidade, que destina recursos financeiros a 100 escolas das redes estadual e municipal.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência

POLICIAMENTO 24 HORAS

Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade. De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL

Com o início do ano letivo, visando fortalecer o transporte escolar, o governo de Rondônia disponibilizou 60 embarcações para realizar o transporte escolar dos alunos, atendendo 60 rotas ribeirinhas. A ação objetiva garantir que, os cerca de 1000 estudantes das quatros escolas estaduais e 15 municipais, localizadas nas comunidades ribeirinhas de: Cujubim Grande, São Carlos, Nazaré, Calama, Lago do Cuniã, Amparo à margem esquerda do Rio Madeira; Rio Jamari, Santa Catarina e São José da Praia, Demarcação e arredores, tenham acesso à educação sem transtornos.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

A nova unidade será entregue em pleno funcionamento

HOSPITAL DE GUAJARÁ-MIRIM

O governo de Rondônia está prestes a entregar à população de Guajará-Mirim um dos mais modernos centros de saúde da região: o novo Hospital Regional de Guajará-Mirim. Com uma estrutura ampla, totalmente equipada e climatizada, a unidade vai beneficiar milhares de cidadãos, incluindo as comunidades indígenas e ribeirinhas. A nova unidade será entregue em pleno funcionamento, com todos os profissionais contratados e prontos para atenderem à população. Ao todo, serão aproximadamente 225 profissionais, incluindo 18 médicos especialistas nas áreas de cirurgia-geral; ortopedia; emergência; pediatria; anestesiologia e ginecologia.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA 

MERCADO DE TRABALHO

Com o intuito de ampliar oportunidades aos jovens, o governo de Rondônia realiza de 17 a 21 de fevereiro, das 8h às 12h, o projeto Meu 1º Emprego, voltado aos adolescentes e jovens a partir de 14 anos, que desejam ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa, que acontece em todas as cidades do estado onde há postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com atendimento presencial, visa capacitar e orientar os participantes, quanto ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais. Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento do Sine e realizar a inscrição. Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes oficiais de comunicação. A programação inclui oficinas de soft skills, habilidades com foco em comunicação, trabalho em equipe e inteligência emocional, bem como palestras sobre empreendedorismo, que vão incentivar os jovens a explorarem novas possibilidades de carreira.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida”

CAMPANHA DETRAN

Partindo do princípio de salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza a abertura oficial da Campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida”, em todo o estado. O trabalho, coordenado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), leva educação de trânsito aos estudantes, pais e responsáveis na entrada das unidades escolares. Em Porto Velho, a abertura aconteceu no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, na segunda-feira (10), para alunos do ensino médio. A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente às aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O governo de Rondônia disponibiliza à população, sala e equipes, para o trabalho de regularização fundiária no Tudo Aqui, localizado no primeiro piso de um estabelecimento comercial, na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Se você ainda não fez o cadastro do seu imóvel, procure a unidade, que conta com a equipe especializada da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) para realizar atendimento e tirar dúvidas. O morador do Bairro São Sebastião, José Divino da Silva, disse que, no mês de janeiro, os técnicos da Sepat passaram fazendo vistorias, e agora veio iniciar a documentação.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Cerca de 5 mil pessoas participaram da abertura do Motocross Regional Norte 2025

MOTOCROSS 2025

Cerca de 5 mil pessoas participaram da abertura do Motocross Regional Norte 2025, nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Guajará-Mirim. O evento contou com o apoio do governo de Rondônia e da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Organizada pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero), a competição teve pilotos de várias regiões do estado e do Norte do Brasil. O evento foi dividido em seis categorias: Importada Força Livre, Importada MX3, Nacional Força Livre, Incentivo até 15 anos, Trilheiros Local e Feminina. Além das medalhas, troféus e brindes, os pilotos têm a chance de conquistar prêmios em dinheiro, com valores variando entre R$ 200 e R$ 800, dependendo da categoria. Para quem se dedica ao esporte, o evento também oferece a chance de ampliar o reconhecimento regional e nacional.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

COMPETIÇÃO NACIONAL

Em março, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, será palco do “Triathlon Capixaba de Ferro”, um evento que se consolida como um dos mais importantes do calendário nacional da modalidade, atraindo atletas de diversos estados. Um dos destaques da competição, será o atleta rondoniense Maicon Romano, que em 2024, conquistou o título na categoria de 35 a 39 anos. Com o suporte do governo de Rondônia, através do Pró-Atleta. O triatleta se prepara para um novo desafio: defender seu título conquistado no ano passado. O Programa incentiva a participação e atendimento às necessidades dos atletas, respaldando, e viabiliza o fomento ao esporte de alta performance pelo estado.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Roberto Redondo Souza é o recordista em doações registradas na Fhemeron

DOAÇÕES DE SANGUE

Em Rondônia, um exemplo de solidariedade e compromisso com a vida se destaca entre os doadores de sangue. Roberto Redondo Souza, oficial administrativo, é o recordista em doações registradas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Com 93 doações documentadas desde abril de 2008, ele acumula mais de 100 doações ao longo dos anos, considerando os registros feitos anteriormente em fichas manuais. Ao longo do tempo, Roberto Souza passou a realizar doações específicas de plaquetas. Sobre sua primeira experiência como doador, Roberto Souza acredita que tudo começou ao ajudar um amigo que precisava de sangue. Para aqueles que ainda não doaram e têm receio, o doador deixa uma mensagem de incentivo: “É um gesto nobre. Precisamos entender que, ao doar para o próximo, também estamos fazendo bem a nós mesmos”, ressaltou.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Governo de Rondônia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Cidadania, Comunicação, Cursos, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo