26/07/2024

SENTINELAS AVANÇADAS II

Desenvolvimento sustentável é fortalecido por rondonistas em áreas de selva amazônica, em Rondônia

26 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia é um estado amazônico que fortalece o desenvolvimento sustentável

No município de Machadinho d’Oeste, professores e universitários da Operação Sentinelas Avançadas II, do Projeto Rondon, visitaram a Reserva Extrativista (Resex) Rio Preto Jacundá e trechos do Rio Ji-Paraná, onde fortaleceram a conscientização sobre desenvolvimento sustentável junto aos moradores locais. Os rondonistas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade de Taubaté (Unitau), atuaram em atividades enfocando temas como sustentabilidade, empreendedorismo, comunicação, saúde, direitos humanos, educação e tecnologia.

Em dois importantes deslocamentos, os universitários tiveram a oportunidade de entrar em áreas da selva amazônica, como a Resex Rio Preto Jacundá, e percorrer o Rio Ji-Paraná, conhecido pela população local como Rio Machado. O grupo foi acompanhado por representantes do Exército Brasileiro, Ministério da Defesa, governo estadual de Rondônia e Prefeitura de Machadinho d’Oeste.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa contribui para estimular as boas práticas sustentáveis das comunidades no estado. “Representa o esforço integrado em fortalecer as políticas públicas voltadas para impulsionar a economia verde e melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.

Segundo o adjunto da coordenação da Operação Sentinelas Avançadas II, capitão Marcos Antônio Barbosa, a visita teve grande valia para os acadêmicos pela troca de conhecimento e a vivência em um ambiente diferente. “É um habitat totalmente diferente, eles saem de uma área urbana e vão para uma área de selva, em que podem transmitir seus conhecimentos acadêmicos para uma sociedade isolada”, disse o capitão ressaltando que, além da relevância acadêmica, a operação também focou no desenvolvimento de melhorias para as regiões que os rondonistas tiveram a oportunidade de conhecer.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos salientou que, com ações estratégicas e esforço conjunto é possível fortalecer o desenvolvimento sustentável. “Nós estamos demonstrando que tem como a população viver com qualidade de vida dentro da floresta, com sua própria atividade econômica, mesmo em uma região afastada dos grandes centros.”

PROJETO RONDON

De iniciativa do governo federal, o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, e a execução das atividades em Rondônia conta com a parceria de municípios e do governo do estado, por meio de um conjunto de ações das secretarias, coordenadas pela Casa Militar.

Os participantes da Operação Sentinelas Avançadas II são de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás. As equipes desenvolvem desde o dia 13 de julho, atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Os rondonistas estão presentes nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho d’Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari. O encerramento da operação acontece nesta sexta-feira (26).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Isadora Camello,Mariana Oliari e Vanessa Moura
Fotos: Rioterra

Alto Paraíso, Cacaulândia, Cidadania, Comunicação, Cujubim, Direitos, Distritos, Educação, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Inclusão Social, Machadinho do Oeste, Meio Ambiente, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Theobroma, Theobroma, Vale do Anari