Governo de Rondônia
27/04/2024

GOVERNANÇA

Desafios e oportunidades da gestão pública são debatidos no Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, no Paraná

14 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil 

Os representantes do Governo de Rondônia estiveram presentes no 89° Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento nos dias 6, 7 e 8 de março, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil, para discutirem os desafios e oportunidades da gestão pública.

A programação iniciou no dia 6, com a reunião dos Grupos de Trabalhos (GTS) de “Investimentos Públicos”, que contou com a contribuição da Coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Sepog, Valéria Moreno e do gerente de Convênios e Captação de Recursos, Douglas Vieira. O segundo grupo de “Governança e Gestão Orçamentária”, teve a contribuição da Coordenadora de Planejamento Governamental, Liliane Sousa, do coordenador Técnico Governamental, Pedro Henrique Silva de Carvalho, juntamente ao procurador e diretor da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO) no âmbito da Sepog, Thiago Alencar, e secretária de Planejamento, Beatriz Basílio.

Nos dias 7 e 8, o Fórum teve a abertura oficial, e em seguida abordou uma variedade de temas, desde a análise de dados e evidências na gestão pública, até as perspectivas financeiras para os próximos anos. Com a participação de palestrantes e debatedores experientes, o evento estimulou discussões, a troca de conhecimentos e melhores práticas. É importante ressaltar que, os debates se concentraram nos quatro eixos centrais; definidos no plano de trabalho, abordando questões fundamentais como:

  • Planejamento,
  • Governança,
  • Gestão orçamentária,
  • Controle de gastos,
  • Monitoramento de políticas públicas,
  • Captação e investimento público, e
  • Gestão por resultados.

O Fórum proporcionou debates e palestras, promovidas pelo Conseplan, juntamente aos órgãos federais, sucedendo trocas de experiências valiosas entre os entes federativos, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento técnico na gestão do planejamento governamental, especialmente diante das mudanças em curso na gestão pública ao nível nacional.

O Fórum proporcionou debates e palestras, promovidas pelo Conseplan

Para titular da Sepog, essa colaboração entre os estados e o Governo Federal tem como finalidade, assessorar os governadores na tomada de decisões que visam melhorar a gestão orçamentária e fiscal, bem como garantir a eficácia na entrega das políticas públicas à sociedade, buscando discutir os desafios comuns enfrentados pelos entes federativos, a fim de conduzir estudos técnicos específicos e buscar soluções e aprimoramentos para a gestão.

“As dificuldades enfrentadas em nosso Estado são compartilhadas por outros, isso nos permite identificar possíveis abordagens para buscar aprimoramentos relacionados aos investimentos estratégicos do Governo”, destacou.

FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS 

Em diálogo aberto, no segundo e terceiro dia de evento, os secretários de 23 estados focaram em temas como Progestão; Finanças Públicas; Planejamento e Sustentabilidade; Planejamento a Longo Prazo; Profisco III; Ipea, entre outros.

O governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, o evento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer a colaboração intergovernamental e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, em todo o Brasil. “A troca de experiências e a construção de parcerias estratégicas desempenham um papel fundamental na construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos os cidadãos”, pontuou.

CONSEPLAN

O Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros, titulares das secretarias de planejamento dos estados, Distrito Federal e órgãos correlatos. Entre seus objetivos estão o funcionamento como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas; participação da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público; além de propor e contribuir à eficiência na condução das políticas públicas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sepog
Fotos: Maria Luiza Amorim e Alex Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo