27/04/2024

PLANEJAMENTO

Definidas estratégias para execução do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável em Rondônia

23 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Para alinhar as ações a serem executadas em Rondônia com base no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), que aponta eixos estratégicos para desenvolver o estado nos próximos 15 anos, a Coordenação do Plano instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) reuniu-se com representantes dos demais órgãos estaduais, na última sexta-feira (19). No encontro foi definido um roteiro para iniciar a fase de implementação.

No encontro do dia 19 foram definidas dez audiências públicas para melhor discussão do PDES

A disseminação das ações do Plano no âmbito das secretarias estaduais será o primeiro passo para fortalecer o trabalho de equipe, conforme explicou o secretário George Braga.

“O aprofundamento do conteúdo que contém as diretrizes de investimentos estaduais até 2030 é fundamental para que todos trabalhem com foco nos mesmos objetivos. Todos precisam conhecer o Plano”, disse George Braga.

Para garantir que o PDES seja executado mesmo após a troca de gestão nos próximos anos, o governador Confúcio Moura determinou que o documento seja transformado em lei. Dessa forma, a realização de audiências públicas também foi definida durante a reunião de trabalho.

“A ideia é envolver a sociedade neste processo. Ela precisa saber o que é o PDES, quais são as diretrizes e ações estabelecidas para o desenvolvimento do estado; e opinar também”, apontou uma das coordenadoras, Zilene Rabelo.

Dessa forma, ficou estabelecida a realização de dez audiências públicas nos municípios que representam as regiões de Rondônia para o envolvimento de todo o estado. Também deverão participar das audiências representantes das prefeituras, vereadores, instituições financeiras e de ensino e demais representantes da sociedade civil organizada.

PLANO

Concluído no final do ano passado, o PDES é fruto do acordo de cooperação entre o estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas.

Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo