Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Curso de formação continuada para servidores do Sistema Socioeducativo de Rondônia é concluído

02 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Curso foi ministrado no formato EAD e contou com a participação de 110 socioeducadores

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease), em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), realizou, na última quarta-feira (30) a cerimônia de encerramento do Curso de Formação Continuada em Agentes de Segurança Socioeducativos.

O evento ocorreu pela plataforma Google Meet e contou com a participação de 110 alunos. Ministrado por meio do Ensino a Distância (EaD), a formação teve a duração de 220 horas e abordou temas como: a qualificação, desenvolvimento profissional, valorização e a garantia do padrão da qualidade dos serviços prestados.

Para o coordenador-geral do plano de trabalho, Augusto Barbosa Silva, o curso tem um significado importante não apenas para os servidores da Fease, mas também para sociedade como um todo. “É com muita satisfação que eu celebro a conclusão desse curso. Servidores qualificados prestam serviços de maior qualidade e são reconhecidos por isso, então essa capacitação vai refletir positivamente nos serviços prestados pelos agentes à sociedade”.

Para a servidora, Alexandra Pereira Máximo, que participou da formação, ter agentes socioeducativos sempre qualificados e atualizados é excelente para execução de um trabalho. “Temos a responsabilidade de proporcionar o conhecimento individual do adolescente fazendo com que ele seja protagonista da sua vida, fazendo com que entenda o meio com que vive e que possa modificar esse meio”.

Alexandra também destaca que os agentes socioeducativos trabalham com um público diversificado, com pessoas de meios sociais diferentes e de realidades diferentes. “Temos que trabalhar individualmente com cada um e em conjunto. Porque o nosso principal objetivo é fazê-lo retornar à sociedade e entender que é preciso ter regras para se viver em sociedade e respeitá-las, ou seja, para que eu possa ter direito tenho que respeitar os direitos do outro”, encerrou reforçando que os agentes socioeducativos são responsáveis por inserir os jovens novamente à sociedade.

A supervisora do curso, Katiana Nunes de Araújo, aborda que a capacitação ao agente de segurança socioeducativo veio para agregar valor e trabalhar com excelência na Socioeducação. “Fazer parte desse projeto como supervisora me deixou extremamente honrada. Foi algo inédito no Sistema Socioeducativo. Parabenizo ao presidente da Fease que tem a visão da Socioeducação e não mediu esforços para que esse projeto se concretizasse”.

Na oportunidade, Katiana também parabenizou toda equipe do Ifro que esteve à frente do projeto. Para o diretor-presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva, é uma grande alegria participar desse momento de formação no Sistema Socioeducativo de formação continuada, tendo em vista que os agentes que realizaram o curso, tinham apenas participado da academia inicial e outras palestras. “Quando nós assumimos a fundação, um dos principais pilares seria desenvolver exatamente a qualificação dos profissionais operadores do Sistema Socioeducativo e essa formação dos agentes foi uma das programações”.

Silva realçou ainda que a qualificação dos agentes operadores do sistema acaba envolvendo toda a equipe, de modo geral, e que a Fease está trabalhando arduamente para melhorar, não apenas a parte educacional, mas também o ambiente de trabalho de todas as unidades. Ele informou também que futuramente, essa capacitação continuada será exigida para todos os novos agentes socioeducativos. “Agradeço ao governador Marcos Rocha por ter nos apoiado nessas ações que temos realizado na gestão socioeducativa e defender que a Educação é à base de melhorias para nossa vida como cidadão e profissionais”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jesica Labajos
Fotos: Gabriel Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo