ATLETISMO

Corpo de Bombeiros Militar promove 20ª etapa da Corrida do Fogo com a participação de mais de 1.000 atletas em Porto Velho

02 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Neste ano, a corrida será realizada em quatro etapas, sendo a primeira iniciada em Porto Velho

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva das forças de segurança pública, quanto da população em geral, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO, promoveu neste sábado, 1º de julho, a 20ª edição da Corrida do Fogo. O evento aconteceu no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros , no Bairro Olaria, em Porto Velho.

A corrida de rua promovida, tradicionalmente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, foi uma oportunidade para a sociedade de dentro e fora do Estado, praticar atividades físicas. Neste ano, a corrida está sendo realizada em forma de circuito e abrangeu todos os públicos, com a participação de 1.020 atletas inscritos para a competição, na etapa de Porto Velho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a Corrida do Fogo “é uma forma de integração e inclusão social entre a população e os militares através do esporte, como a corrida, que tem sido muito praticada e mais pessoas têm aderido à modalidade, além de ser um ato de solidariedade, por meio da arrecadação de alimentos durante a inscrição, que foi enviado para entidades filantrópicas”, disse.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia , Nivaldo de Azevedo Ferreira conta que, a corrida retornou ao calendário esportivo após a pandemia e desta vez, a Corrida do Fogo foi realizada em sistema de circuito, contendo quatro etapas, sendo a primeira em Porto Velho, com o recorde de atletas participantes.

“Para nós é uma grande satisfação estarmos dando esta parcela de contribuição à população, com eventos esportivos para incentivar à sociedade para fazer atividades físicas, melhorando a qualidade de vida. Isso também é valorizar nossos profissionais e poder atender a todos da melhor maneira, sendo uma realização”, agradeceu Nivaldo Ferreira.

Corrida do Fogo teve premiação para as categorias 5 km e 10 km geral, 10 km para Segurança Pública e Forças Armadas, finalizando com o Pelotão

CORRIDA DO FOGO
A tradicional corrida foi realizada em forma de circuito, abrangendo todos os públicos, atendendo as categorias: público geral, militar individual e pelotão, ambos com trajeto de dez quilômetros; cadeirantes e caminhada, com trajeto de cinco quilômetros.

Para Sérgio Alves, que é do município de Parecis, 1º lugar na categoria de 10 km, conta que a experiência de participar da Corrida do Fogo foi de grande satisfação. “Participei desta mesma competição na última etapa que aconteceu há três anos e fui o 6º colocado no geral. Procurei focar nos treinos, mesmo durante a pandemia, com a certeza que iria chegar ao pódio e hoje, fui o campeão nesta prova e estou muito feliz”, salientou.

Já a auxiliar administrativa Cristina Santos, que participou pela primeira vez da Corrida do Fogo, comenta que foi uma competição de inspiração para participar de outros torneios. “É a minha primeira participação em torneios como esse e a sensação foi maravilhosa de conseguir completar o trajeto de 5 km. Além desta, já estou inscrita em mais uma corrida e é muito importante para auxiliar na minha saúde e manter a qualidade de vida, que é necessária”, pontuou.

ECOTRILHA BIKE TUR

No próximo dia 30 de julho, em Guajará-Mirim, será realizada a XIX Bike Trilha Ecotur, que é um evento para ciclistas de todas as idades, que acontece no município há 19 anos e já reuniu mais de 75 mil pessoas, de acordo com o comando do Subgrupamento local. As inscrições tiveram início neste sábado (1°) e seguem até o dia 29 de julho, na sede do quartel, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h.

ETAPAS DA CORRIDA DO FOGO

• Porto Velho, 1ª etapa: 1ª de julho;
  • Ji-Paraná, 2ª etapa: 17 de setembro;
  • Cacoal, 3ª etapa, 28 de outubro;
  • Ouro Preto do Oeste, 4ª etapa, 12 de novembro.

PREMIAÇÕES
Além dos troféus, foram dados premiações em dinheiro para os competidores, que venceram dentro das seguintes categorias:

GERAL – 5 KM
1º lugar: Lincoln Aranha;;
2º lugar: Dionatan Cardoso dos Santos;;
3ª lugar: Gilmar Bratiliere;
4º lugar: Juliano Noberto Silva Aguiar; e
5º lugar: Fabio da Fonseca.

10 KM
1º lugar: Sérgio Alves;
2º lugar: Paulo Felipe Souza Oliveira;
3ª lugar: Ricardo Lisboa;
4º lugar: Romero Marchetti Aguiar; e
5º lugar: Caique Santana Brito.

1º lugar: Jean de Souza Pereira;
2º Lugar: Evandro Saraiva Pinheiro;
3º Lugar: Cleber Seixas;
4º Lugar: Sidnei Carlos Miranda; e
5º Lugar: Jerenilson Moraes da Silva.

FEMINIINO 30+
1º lugar: Maria Antônia da Cruz Félix;
2º lugar: Fabiana dos Santos;
3º lugar: Fatineli Rodrigues Teixeira;
4º lugar: Ana Cássia Lima Flor; e
5º lugar: Laudileia dos Santos Silva.

FEMINIINO 40+
1º lugar: Maria Rosângela Souza de Oliveira;
2º lugar: Aldenice Marcelina da Silva;
3º lugar: Renata Chaves;
4º lugar: Maria Odaise Silva dos Santos; e
5º lugar: Regininha Rabelo.

FEMINIINO 50+
1º lugar: Maria Aparecida Celestino;
2º lugar: Rivania Batista Nascimento Souza;
3º lugar: Rosalina Nicocelli Maria;
4º lugar: Gaby Tames; e
5º lugar: Jaci Penha.

10 KM – SEGURANÇA PÚBLICA E FORÇAS ARMADAS
MASCULINO 30+
1º lugar: Allan Ferreira.

1º lugar: Fagner da Silveira Dourado; e
2ª lugar: Paulo Moreira de Souza.

MASCULINO 50+
1º lugar: Cloves Paula da Silva; e
2º lugar: Giuliano Bukoski.

FEMININO 30+
1º lugar: Odevânia da Silva Santos;
2º lugar: Rafa Fachiano Mazali;
3º lugar: Polyana Vasconcelos de Freitas; e
4º lugar: Mayra Garcia da Silva.

FEMININO 40+
1º lugar: Karla Giannina Galvão.

PELOTÃO
1º lugar: Fernando Santos Souza; e
2º lugar: Clivton Rodrigo Carvalho Reis.

Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry

Cidadania, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Lazer, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade