Governo de Rondônia
01/05/2024

PLANEJAMENTO

Confúcio pede transparência e simplificação ao secretariado

30 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador reunião com os secretarios (3)

O governador Confúcio Moura prevê um novo mandato de muitos investimentos e realizações em Rondônia, apesar da anunciada crise econômica no Brasil e em outras partes do mundo

Simplificação e transparência. Essas palavras foram frisadas pelo governador Confúcio Moura, na manhã desta terça-feira (30), durante encontro, no auditório do palácio Presidente Vargas, para resumir o que deseja dos secretários e outros assessores na conduta do trabalho durante o novo mandato, que começa a partir da próxima quinta-feira (01).

Na reunião, que começou pontualmente às 7h30 e terminou às 9h23, Confúcio destacou que Rondônia vem superando obstáculos, apesar de uma forte crise financeira assolar o Brasil e todo o mundo, atingindo até mesmo países europeus que sempre tiveram, num passado recente, economia estável. Em grandes estados brasileiros, o quadro também é recessivo e tende a se agravar em 2015, segundo avaliação do governador.

Ele observou que a presidente Dilma Rousseff mudou a equipe econômica e anuncia redução de gastos oficiais e de investimentos para os próximos anos. Em Rondônia, conforme assinalou, num caminho contrário, o sistema financeiro público (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, BNDES) já investiu cerca de R$ 10 bilhões e anuncia mais.

A receita do Estado também em 2014 aumentou 15% em relação ao ano passado. “Estamos investindo e com saldo em caixa”, disse. Porém, o governador pregou aos assessores que é preciso ter cautela e responsabilidade em todos os atos administrativos, por isso determinou ainda mais rigor no controle de gastos públicos. “Vamos nos fiscalizar internamente, com mecanismos e equipes do próprio governo, em todos nossos atos e em todos os nossos gastos para não incorrermos em erros.”

Ele lembrou que Rondônia realiza hoje 97% das compras nos chamados pregões eletrônicos. “Mas será executado ainda um forte controle interno para evitar qualquer tipo de dano ao erário público e com punições àqueles que cometerem erros administrativos ou violar determinações, pois serão bem orientados sobre os procedimentos a seguir,” disse, frisando também que vai cumprir todo o plano de governo anunciado durante a campanha eleitoral.

Segundo o governador, todos os assessores vão receber as metas para os próximos anos e será exigido o resultado de cada item. “O Estado vai investir alto. Temos grandes obras a realizar e outras já em andamento, mas vamos executá-las com perfeição, agilidade e transparência. Todos os nossos compromissos de campanha serão entregues à população para valorizar e não macular, de forma alguma, nossa administração,” garantiu.

O vice-governador diplomado Daniel Pereira disse que o trabalho realizado até aqui foi bem feito e a prova disso, segundo ele, é a reeleição do governador Confúcio Moura. “Em um governo que já vivenciou uma experiência de quatro anos”, observou, “é preciso investir no que deu certo e corrigir as falhas que também já são conhecidas”. Ele antecipou que, como terá mais tempo que o governador Confúcio Moura, vai atuar ajudando os secretários no dia a dia. “E tudo será feito com transparência e informação ao público,” prometeu.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, Rondônia não tem tempo a perder e a população espera muito do governo. Ele disse que a administração do governo é composta por uma só equipe e o que ocorre numa secretaria é problema também de outra pasta. “Temos que estar sempre unidos e antenados no foco principal, que é melhorar a vida da população. E esse trabalho está focado justamente no cumprimento das metas estipuladas pelo governo.”

O procurador geral do estado, Juraci Jorge da Silva, disse que já vem realizando um trabalho preventivo para evitar possíveis erros dos gestores públicos. Ele frisou que toda verba pública de convênios tem que ser, comprovadamente, aplicada para retornar para a população. Disse ainda que a Procuradoria é um órgão de proteção e não representa constitucionalmente e juridicamente apenas o Executivo, mas também os outros poderes.

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, anunciou para a primeira quinzena de janeiro um seminário no qual serão delineados os projetos prioritários do governo para o próximo mandato. Ele informou também que está sendo preparada uma revista para o mês de março, com dados técnicos sobre o futuro de Rondônia para os próximos quinze anos, sobre vários setores e com todas as variantes de crescimento previsíveis.

Posse do governador

Ainda na mesma reunião, a chefe do Cerimonial de Governo, Helena Campanari, detalhou como serão realizadas as acomodações das autoridades no teatro Palácio das Artes, durante a solenidade de posse do governador Confúcio Moura. Forneceu também pormenores da programação.

Ela explicou que, no Teatro Guaporé, um telão irá exibir a posse em tempo real. Haverá também telões em duas tendas, que serão montadas na área externa. Segundo calculou, duas mil autoridades são esperadas. As senhas de acesso têm cores diferentes e cada cor é específica para indicar acomodação correspondente a uma determinada área ou assento em setores dos teatros.

Após ser empossado no teatro principal, o governador dará uma entrevista coletiva à imprensa em área reservada para esta finalidade. Em seguida, ele retorna ao teatro, entrando, desta vez, por um tapete vermelho e sendo saudado com honrarias militares. Helena acrescentou que o governador deixou gravado um pronunciamento sobre os 33 anos de instalação do Estado de Rondônia, que serão comemorados no dia 4 de janeiro.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo