Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Com aplicação de boas práticas, Sistema Socioeducativo de Rondônia busca transformar a vida de adolescentes

19 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro dos Diretores do Sistema Socioeducativo do Estado de Rondônia foi realizado na Escola de Governo

Granjas, horticultura e uma série de cursos profissionalizantes são apostas do Governo de Rondônia para alavancar a ressocialização de adolescentes do Sistema Socioeducativo do Estado. Na manhã desta sexta-feira (19), ocorreu o I Encontro dos Diretores do Sistema Socioeducativo do Estado de Rondônia para o compartilhamento dessas boas práticas, na Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Em Rondônia, há nove unidades socioeducativas, sendo cinco localizadas no interior e quatro na Capital, com cerca de 150 adolescentes, no total. Àqueles que já representaram uma ameaça para à sociedade devido envolvimento com crimes, são envolvidos em diversas atividades com um objetivo importante e audacioso: transformar vidas.

‘‘Estamos trabalhando para consertar vidas, e eu acredito que podemos ser modelo de boas práticas para o mundo. Esses adolescentes podem ser transformados e temos servidores capazes para tornar o que é feito em Rondônia referência para outros sistemas’’, disse o governador Marcos Rocha, na abertura do encontro.

Para o presidente da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Antônio Francisco Gomes Silva, o encontro vai permitir mais avanços e o fortalecimento do Sistema Socioeducativo. Na ocasião, a Fease fez também a entrega de equipamentos para aparelhar as unidades, sendo 50 rádios comunicadores, 50 portas tonfas, 50 kits de joelheras e cotoveleiras e botas de combate a incêndio.

‘‘O Governo tem investido na ressocialização. Nós temos hoje, cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que oferta aos jovens a educação na sua totalidade; com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), e Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) que ofertam cursos profissionalizantes; e estamos em tratativa com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para atendimento aos egressos’’.

Governador de Rondônia Marcos Rocha motiva servidores a tornarem boas práticas do Estado referência para o mundo

Durante o encontro, cada um dos diretores tiveram a oportunidade de mostrar quais as boas práticas que estão desenvolvendo nas suas unidades, por exemplo: uma unidade socioeducativa da Capital tem trabalhado com horticultura, um projeto desenvolvido com apoio da Vara de Execuções Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) e com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Em Ji-Paraná, os adolescentes cuidam de uma granja. No local, os adolescentes também cuidam de horta e as verduras são entregues para familiares.

Já em Ariquemes, os jovens fazem crochê, e com a comercialização dos produtos, parte do recurso é usado para manutenção de insumos e outra parte para a família. ‘‘As atividades visam trazer aos adolescentes capacidade de produção. Nós temos adolescentes, inclusive que ajudam nas atividades laborais para manutenção das unidades, e desta maneira, eles mostram o potencial para o bem. De tal forma, que a família ao visitá-lo, voltam em paz, sabendo que eles estão sendo reeducados’’, disse o presidente da Fease.

Os diretores foram motivados a replicar boas práticas em cada unidade. ”Para nós, enquanto gestores de unidades socioeducativas, é muito relevante esse momento, pois eu sou de Ji-Paraná e vou saber a boa prática lá de Vilhena, aqui de Porto Velho; assim como nos demais municípios que participam desse encontro. É muito bom ter essa troca de experiências e saberes. Eu tenho vivenciado muitos adolescentes dando uma ressignificação para suas vidas’’, disse a diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná, Katiliane Dantas Ferreira.

A coordenadora de Apoio ao Adolescente, Beatriz de Souza Moraes, reforçou que o momento é singular para o sistema socioeducativo, pois permite ter um panorama do que está sendo desenvolvido em todo o Estado. ‘‘O evento veio trazer as informações do que está acontecendo no sistema educativo, pois estão acontecendo muitas boas práticas visando profissionalizar os adolescentes’’.

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo