20/05/2024

SISTEMA SIPLAG

Capacitação sobre operacionalização do Sistema de Planejamento Governamental atende servidores estaduais

09 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O monitoramento permite avaliar o desempenho de programas governamentais estabelecidos

Com o objetivo de fornecer aos servidores as habilidades e conhecimentos necessários para compreenderem o papel do monitoramento quadrimestral do Plano Plurianual (PPA), para operacionalização adequada dos dados relevantes, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog) realiza no período de 6 a 10 de maio, capacitação sobre a operacionalização do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag) – Módulos Ajuste e Monitoramento, no laboratório da Escola de Governo. Participam da formação servidores das secretarias e órgãos do governo de Rondônia.

O curso é executado por meio da Gerência de Monitoramento e Avaliação Governamental (GMAG) e ministrado pelo instrutor gerente Rayson Bernardo da Silva, e a instrutora assessora Eloia Duarte. O processo de monitoramento quadrimestral do Plano Plurianual (PPA) é uma etapa importante no ciclo de gestão pública, que permite avaliar o desempenho de programas governamentais estabelecidos.

A participação no curso visa melhorar a eficiência e eficácia na gestão de processos e recursos

Segundo a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, é importante capacitar os participantes, para operacionalização e orientar à inserção dos dados necessários no processo de monitoramento quadrimestral do Plano Plurianual. “Isso implica fornecer-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para coletar, organizar e inserir os dados relevantes, de forma precisa e oportuna no sistema de monitoramento, garantindo assim, a qualidade e integridade das informações utilizadas para avaliar o progresso e os resultados alcançados, em relação aos objetivos e metas estabelecidos no PPA”, evidenciou.

O instrutor do curso, Rayson Bernardo ressaltou acerca da participação massiva dos servidores na busca de melhorar a eficiência e a eficácia na gestão e acompanhamento de processos e recursos. “Essa qualificação inclui aulas expositivas e atividades práticas, que detalham todo o processo de preenchimento dos módulos ajuste e monitoramento, para garantir que os servidores estejam aptos a utilizarem esses módulos de forma adequada e maximizar os benefícios que podem ser obtidos por meio do Siplag”, pontuou.

O conteúdo programático do curso abordou:

• Sistema de Planejamento Governamental – Módulo Ajuste: (Atualização das Metas Físicas do PPA;
  • Ajuste da Memória de Cálculo Sistema Siplag – Módulo Monitoramento (conceitos fundamentais e inclusão das metas físicas).

Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Giuliana Miranda

Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade