17/07/2024

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Capacitação para uso da ferramenta Transferegov.br ocorre na região Central de Rondônia

30 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Público-alvo foram servidores e técnicos das prefeituras e secretarias dos municípios

Manusear corretamente a Plataforma Transferegov é um compromisso do Governo de Rondônia, que promoveu entre os dias 25 à 29 de setembro, em Ji-Paraná,  o curso “Sistema de Convênios na Plataforma Transferegov” módulo B – Execução e Prestação de Contas.

O treinamento realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, mediante rede de parcerias de Rondônia  e a coordenadoria da rede Transferegov, abordou a operacionalização do sistema de convênios na Plataforma, desde a execução e prestação de contas de convênios e contratos de repasses (legislação com as novas regras da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU n° 33 /2023; conceitos da execução e prestação de contas de convênios; metodologia de registro na Plataforma Transferegov no ajuste de plano de trabalho; aceite da licitação; liberação de contrapartida; vinculação de ordenador de despesas; documentos de liquidação; pagamento por  Ordem Bancária de Transferência Voluntária – OBTV; Inserção de prestação de contas, entre outros.

O curso foi ministrado pelo assessor da Sepog, Eduardo Santiago, e dividido em duas turmas. A primeira turma de 25 a 27 de setembro, teve como público-alvo servidores/técnicos das prefeituras e secretarias dos municípios de Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Ariquemes, Corumbiara, São Francisco do Guaporé, Teixeirópolis, Ji-Paraná, Mirante da Serra, machadinho d’Oeste, Costa Marques e Seringueiras. A segunda turma, Módulo B, de 27 a 29 setembro teve como público-alvo servidores das prefeituras de Parecis, Ji-Paraná, Ouro Preto doeste, Nova União, Espigão Doeste e Theobroma.

Para o governador do Estado de Rondônia Marcos Rocha, gerir os recursos da união de forma assertiva traz fortalecimento nas ações municipais. “ Esse conhecimento adquirido mediante treinamento dos técnicos da Sepog, contribui para melhor utilização da plataforma, captando mais recursos para melhor atender às demandas da população”.

Segundo o multiplicador Eduardo Santiago, repassar esse conhecimento contribui de forma significativa para o desenvolvimento do Estado. “Estamos fazendo um trabalho itinerante em vários municípios para capacitar o maior número de técnicos possíveis, com intuito de que todos utilizem a ferramenta Transferegov de forma correta, evitando perda de tempo e recursos”, salientou.

A titular da Sepog, Beatriz Basílio, reafirmou o comprometimento da Secretaria em transmitir aos técnicos dos municípios, o conhecimento sobre o sistema de gestão de convênios, com auxílio da Plataforma Transferegov. “Continuamos num esforço conjunto de nossa gestão em contribuir para que os municípios possam melhor gerenciar as transferências de recursos recebidas por meio de convênios e contratos de repasses da União”, concluiu.

Texto: Giuliana Miranda e Raimundo Nonato
Fotos: Herlan Lopes

Capacitação, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade