Governo de Rondônia
27/04/2024

SISTEMAS PRISIONAIS

Capacitação debate ações para atuação na Central Integrada de Alternativas Penais

13 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A capacitação aconteceu na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia 

Com o objetivo de construir um sistema de cumprimento de pena mais humanizado, foi ministrado em Porto Velho, de 6 a 10 de novembro, o primeiro curso para atuação na Central Integrada de alternativas Penais (Ciap), promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas – Vepema e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O curso, voltado aos servidores do sistema prisional e pessoas em processo de contratação para a Ciap, contou com 14 participantes e abordou a discussão sobre alternativas penais, se concentrando na reabilitação, reinserção na sociedade e construção de comunidades mais seguras. Foram ministradas 13 palestras, entre elas, “Modalidades, previsão legal, bases principiológicas das alternativas penais”, pelo juiz da Vepema, Dr Sérgio William Domingues; “O sistema prisional do Estado de Rondônia”; pelo secretário da Sejus, Marcus Rito e “Modelo de gestão para as alternativas penais no Brasil”, pela psicóloga e diretora de cidadania de alternativas penais da Senappen, Maysse Parizi.

O gerente da Política de Alternativas Penais – Geap, Derlan Diogenes enfatizou que, “nossa sociedade está evoluindo, e a justiça criminal precisa seguir neste mesmo viés. É uma tarefa desafiadora, mas é uma tarefa digna. Com dedicação, compaixão e determinação, podemos e vamos impactar positivamente, as vidas daqueles que estão em contato com o sistema de justiça.”

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o aperfeiçoamento do sistema prisional deve caminhar em par de igualdade com o desenvolvimento da sociedade, buscando formas alternativas e mais humanas para a ressocialização da pessoa privada de liberdade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Fran Carlos Passos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo