Governo de Rondônia
23/12/2024

CÃES DOADORES

Cães do Corpo de Bombeiros de Rondônia doam sangue para salvar outros animais

20 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Cão Black, da raça Labrador, é um dos doadores do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMRO

Assim como os seres humanos, que necessitam da doação de sangue para a sobrevivência, os cães do também doam sangue para salvarem outros animais. Um fator preponderante está no cuidado e preparativos por parte do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, que  possui cães que são doadores, trabalho este realizado pela Corporação, desde o ano de 2020.

Cadela da raça Pastor Belga doa sangue e faz parte do Grupamento de Busca e Salvamento

DOADORES

Black e Rubi, cães das raças Labrador e Pastor Belga, são os doadores de sangue GBS e há dois anos realizam o ato de doar sangue com o objetivo de contribuir efetivamente no salvamento de outros cães, que também necessitam.

O cabo Adriano Campos, que guiou um dos cães durante a doação, ressaltou que a população pouco conhece sobre o assunto, e assim como as pessoas, os cães também precisam de bolsas de sangue, pois é um procedimento simples e rápido, dessa forma podendo salvar a vida de outros animais em diversas situações.

“A doação de sangue dos cães do grupamento acontece em parceria com um hospital veterinário de uma faculdade particular, a qual oferece o suporte necessário. Por duas vezes ao ano, é feita a doação de sangue, porém, antes disso, são realizadas consultas e triagens, para verificar a condição de saúde do animal”, disse Adriano Campos.

Por duas vezes ao ano, os cães do CBMRO realizam a doação de sangue

O responsável pelos cães do GBS, sargento Cristiano Carvalho comenta que a doação de sangue pelos cães é importante, assim como as pessoas necessitam em casos complexos, como cirurgias e outros procedimentos. “Pela pouca informação por parte dos cidadãos, a doação de sangue de cães chega a ser raro e a demanda acaba sendo pouca. Esperamos que o número de doações possa aumentar, e o estoque de bolsas possam ser suficientes para a demanda de atendimento aos animais”.

COMO DOAR

Para realizar a doação de sangue, os animais precisam passar por uma série de testes clínicos, que vão verificar se estão em boas condições de saúde. A doação é feita por meio da veia jugular e o sangue é coletado em uma bolsa, assim como em humanos. Os cães podem doar até 450ml de sangue, enquanto os gatos, até 40ml.

Além disso, os cães precisam ter:

  • entre 2 e 6 anos de idade;
  • ter acima dos 25kg;
  • ser vacinado e vermifugado;
  • ser dócil e tranquilo, e 
  • livre de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo