Governo de Rondônia
28/04/2024

INCENTIVO

Auditorias nas propriedades rurais inscritas no Concafé vão elaborar Relatório de Sustentabilidade

19 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Teve início na segunda-feira (18), e segue até o próximo sábado (23), a etapa de auditoria do 8º Concurso de Qualidade do Café de Rondônia – Concafé. O evento tem o objetivo de realizar a verificação junto às propriedades rurais inscritas no Concurso em todo o Estado. Esta é a última fase antes da premiação, e nela é realizada uma auditoria para a elaboração de um Relatório de Sustentabilidade. O 8º Concafé é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura – Seagri, visando identificar, premiar e promover os cafés robustas de qualidade, produzidos de forma sustentável no Estado.

A visita está sendo feita por duas equipes, compostas por servidores da Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, que, validam juntamente ao produtor um questionário com 30 perguntas que estes responderam ao fazerem a inscrição. Os produtores que estão dentro dos padrões estabelecidos receberão uma menção honrosa de sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura, Pecuária e Aquicultura da Seagri, Isis Fabiana Ximenes, que faz parte da Coordenação do Concurso e compõe a equipe de auditoria em campo, a etapa de verificação das propriedades rurais é importante para garantir a transparência e credibilidade do evento. “Esse relatório contribui para a construção de uma imagem positiva do setor cafeeiro no Estado, promovendo não apenas o reconhecimento dos produtores, mas também o incentivo para que outros produtores adotem práticas sustentáveis em suas propriedades”, salientou.

A visita está sendo feita por duas equipes

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia é um Estado reconhecido pela sua agricultura e tem se destacado cada vez mais na produção de café. “Ao valorizar e premiar os produtores, o concurso estimula a melhoria contínua da produção de café, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, comentou.

QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

Dentre as perguntas, os auditores querem saber se a propriedade possui o Cadastro Ambiental Rural – CAR com área de Reserva Legal, conforme a legislação vigente. Também questionam se o cultivo do café é realizado em áreas apropriadas, respeitando as Áreas de Preservação Permanentes e Reserva Legal, de acordo com a legislação em vigor.

Outra questionamento importante está relacionado aos agroquímicos, se são mantidos em condições adequadas de armazenamento, com identificação de perigo e riscos, em um ambiente específico, distante de mananciais, residências e estradas, fechado, ventilado e de acesso restrito, inclusive as embalagens vazias. Essa fase de verificação é fundamental para garantir que os produtores cumpram todas as legislações ambientais, priorizando a sustentabilidade em sua produção de café.

ALTERAÇÃO 

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, houve uma alteração na data da premiação do 8º Concurso de Sustentabilidade do café – Concafé. Agendada para o dia 6 de outubro, a cerimônia acontecerá no dia 7 de outubro, e será realizado na praça Beira Rio, localizada no município de Cacoal.

“Essa mudança na data foi necessária para garantir uma experiência, ainda mais especial, e organizada para todos os participantes, produtores e apoiadores do concurso. A premiação do Concafé é um momento muito aguardado, por reconhecer e valorizar o trabalho dos cafeicultores, além de incentivar práticas sustentáveis na produção de café”, salientou Luiz Paulo.

Durante a cerimônia, serão anunciados também os vencedores em diferentes categorias, ressaltando a importância da sustentabilidade e responsabilidade ambiental na cafeicultura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Concursos, Cursos, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo