26/07/2024

SOCIOEDUCAÇÃO

Jogos Intermunicipais Socioeducativos acontecem nos dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná

26 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Jogos Intermunicipais Socioeducativos vão acontecer nos dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná

A cidade de Ji-Paraná vai sediar, nos dias 29 e 30 de julho, mais uma edição dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos (JIS). O evento, promovido pelo governo de Rondônia, conta com a participação de 57 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, oriundos dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena, além de representantes dos estados do Acre e Roraima. Os jogos vão acontecer no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), localizado na Avenida Transcontinental, nº 5.862, no Bairro Santiago.

De iniciativa da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), cinco modalidades vão ser disputadas, sendo atletismo, futsal, xadrez, tênis de mesa e natação. A premiação inclui medalhas e troféus para os vencedores de cada modalidade.

INTEGRAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a prática esportiva é um importante instrumento de inclusão social e reabilitação, e os jogos são uma oportunidade para promover a integração e o desenvolvimento dos jovens.

Segundo a coordenadora de Atendimento ao Adolescente da Fease, Katiliane Dantas Ferreira, os Jogos Intermunicipais Socioeducativos proporcionam, para os adolescentes atendidos, oportunidades de desenvolvimento e integração social.

ESPORTE E RESSOCIALIZAÇÃO

De acordo com o presidente da Fease, Antônio Silva, “o papel dos jogos no processo de avaliação dos adolescentes, embora não exista remissão da medida pela participação nos jogos, as atividades fazem parte do processo avaliativo da medida socioeducativa, e serão registradas nos Planos Individuais do Adolescente (PIA), conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.” Além disso, a Fease tem como propósito contemplar as metas estabelecidas pela Lei 12.594, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que fomenta o esporte e a cultura como mecanismos de ressocialização.”

Segunda-feira (29)

• 9h – Solenidade de abertura e início dos jogos – classificatória Futsal;
  •  12h30 às 14h – Intervalo de almoço;
  • 14h às 16h – Xadrez;
  • 16h às 18h20 – Classificatórias Futsal.

Terça-feira (30)

• 8h – Atletismo;
  • 10h – Natação;
  • 11h30 às 12h10 – Futsal;
  • 12h às 14h – Intervalo de almoço;
  • 14h às 15h – Eliminatórias Tênis de Mesa;
  • 15h às 16h – Semifinal Tênis de Mesa;
  • 16h às 16h30 – Final Tênis de Mesa;
  • 17h às 17h35 – Final Futsal.

Confira o cronograma completa das disputas dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos, acessando o link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/Cronograma-dos-Jogos-Intermunicipais-Socioeducativos-JIS-1.pdf.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Liduína Girão
Fotos: Secom e Richard Neves

Ariquemes, Cacoal, Cidadania, Direitos, Esporte, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Ji-Paraná, Justiça, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Vilhena, Vilhena