31/07/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Encerramento dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos em Ji-Paraná destaca importância do esporte na ressocialização de adolescentes

31 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Unidade Masculina sentenciada de Porto Velho venceu a modalidade Futsal, a mais disputada dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos, em Ji-Paraná

Ji-Paraná foi palco dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos (JIS), evento, organizado pelo governo de Rondônia, sob a coordenação da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), que reuniu adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, vindos dos municípios de Rondônia, e ainda representantes dos estados vizinhos, como Acre e Roraima. O encerramento da competição celebrou os talentos esportivos e destacou a importância do esporte na ressocialização dos jovens. Os jogos ocorreram entre os dias 29 e 30 de julho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o JIS as interações entre participantes e os profissionais ajudam a reforçar os laços de confiança e a construir um senso de comunidade. Neste sentido, o governo desenvolve projetos com ações que promovam a ressocialização e o aprimoramento de incentivos sociais”, pontuou

ESPORTE

O Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná possui uma estrutura completa

De acordo com o presidente da Fease, Antônio Francisco Silva, a prática esportiva desempenha uma função essencial no desenvolvimento físico e emocional, promovendo disciplina, trabalho em equipe, e, acima de tudo, o respeito mútuo. “Esses valores são fundamentais à reintegração dos jovens na sociedade de maneira saudável e positiva”, ressaltou.

Segundo o coordenador estadual do Sistema Socioeducativo do estado de Roraima, Hugo Vissotto o JIS é um exemplo a ser seguido pelos resultados, tanto físico quanto mental aos adolescentes através do esporte. Vamos organizar nossos jogos socioeducativos também. Rondônia está de parabéns!”afirmou.

Durante os dois dias de competição, os adolescentes demonstraram dedicação, determinação e espírito esportivo, provando que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de mudança.

O diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná (Case), Leandro Fogaça, anfitrião do JIS, considerada a Vila Olímpica do sistema socioeducativo de Rondônia, explicou que, o evento contou, também, com o apoio da Secretaria de Estado da educação (Seduc), incluindo profissionais de educação física, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes de segurança socioeducativo, e o Grupo de Escolta Tática. “Trabalhamos juntos para garantir que os jogos não fossem apenas uma competição, mas uma experiência educativa completa,” afirmou.

ENCERRAMENTO

A modalidade tênis de mesa está entre as disputadas no JIS

O encerramento dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos foi marcado por uma cerimônia em que todos os participantes foram reconhecidos pelo esforço e pela dedicação. Mais do que troféus e medalhas, os adolescentes levaram consigo lições de vida que vão influenciar seu futuro.

RESULTADO

Foram disputadas as modalidades: futsal, atletismo, tênis de mesa, natação e xadrez (masculino e feminino). No quadro de medalhas,  Porto Velho ficou com 12, Ji-Paraná com 7, Ariquemes com 5, Cacoal com 3, Acre com 2 e Vilhenacom 1, Confira os primeiros colocados de cada categoria:

FUTSAL

• Unidade Masculina Sentenciada de Porto Velho

XADREZ

• Unidade de Ariquemes

TÊNIS DE MESA

• Instituto Socioeducativo do Acre

NATAÇÃO

• 50 metros feminino: Unidade feminina de Porto Velho
  • 50 metros masculino: Unidade de Ariquemes
  • 100 metros masculino: Unidade de Ariquemes