Governo de Rondônia
17/07/2024

CAPACITAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Projeto “Justiça Terapêutica” tem início com treinamento para profissionais da saúde prisional

29 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A qualificação foi ministrada por dois dias, na Capital

Com o objetivo de atualizar os servidores em novas técnicas para o combate ao consumo de drogas e os problemas sociais acarretados pela dependência química, foi realizada capacitação para profissionais da saúde prisional na Fazenda Futuro em Porto Velho, nos dias 26 e 27 de junho, através do projeto “Justiça Terapêutica”

O curso foi promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), visando melhorar estratégias e abordagens para lidar com a problemática, focando em intervenções específicas e análogas ao tratamento de outros distúrbios de saúde, buscando a redução ou cessação do consumo de substâncias psicoativas.

Segundo a gerente de saúde do sistema penitenciário, Míriam Muniz, a capacitação é um complemento aos projetos já realizados dentro das unidades prisionais do estado, e busca ampliar as ações com novos métodos para orientações e tratamentos.

O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou a relevância de programas como o Justiça Terapêutica, “a tendência é aumentar a frequência de ações de combate aos vícios dentro das unidades. Esses programas se tornam ferramentas essenciais, e focam não só no tratamento, mas em ressocializar por meio das orientações sobre saúde e bem-estar”, pontuou

O curso foi direcionado a servidores da saúde penitenciária

CAPACITAÇÃO

A capacitação objetivou preparar os profissionais para as próximas fases do projeto, que serão implementadas nas unidades prisionais do estado.

A qualificação contou com a participação de 44 profissionais, sob a coordenação dos professores Diovandres Henrique Muniz de Oliveira, Larissa Adjane Morais Cardoso Cavalcante, Iolanda do Remédio Souza, Shelton Alisson Botelho Pereira e Brysa Soares, entre eles: médicos, assistentes sociais e enfermeiros.

 

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Gabriel Benito
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Ciência, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Políticas Públicas, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo