27/07/2024

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Workshop aborda planejamento estratégico da cafeicultura do Estado

20 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e diversas instituições, realizou um importante Workshop do Planejamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Café do Estado, visando estabelecer metas para os próximos 10 anos. Durante dois dias de discussões (18 e 19), foram traçados cenários tanto conservadores quanto ousados para o desenvolvimento da cafeicultura.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento entre o governo e as instituições na mobilização dos atores para colaborarem coletivamente em um ambiente desafiador para evolução da cafeicultura. Isso é fundamental para impulsionar a sustentabilidade na cadeia do café, com especial atenção aos pequenos produtores. “É necessário unir esforços e promover ações que beneficiem toda a cadeia produtiva, visando o desenvolvimento econômico e social do estado de Rondônia”, salientou Marcos Rocha.

Durante dois dias foram traçados metas para o desenvolvimento da cafeicultura de Rondônia

Com base no desempenho dos últimos 10 anos, o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, disse que foi possível projetar um crescimento significativo na área de produção, na produtividade e na quantidade de café produzido em Rondônia. “O Estado vem demonstrando um crescimento constante nesse setor, com aumentos expressivos tanto na área em produção quanto na produtividade por hectare”, observou.

Segundo o presidente da Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), Juan Travain, em 2024, Rondônia se tornou o maior produtor de café canéfora do país, as projeções para 2033 são ainda mais animadoras. “Com metas ambiciosas estabelecidas para os próximos anos, o Estado pretende aumentar significativamente sua produção de café, consolidando-se como um dos grandes produtores do Brasil”, comentou.

PRODUTIVIDADE

De acordo com o gestor do Projeto Setorial do Café IG Matas de Rondônia do Sebrae/RO, Fernando Dias dos Santos, foram estabelecidas metas ambiciosas para o ano de 2033, visando um significativo incremento na área de produção, na produtividade por hectare e na quantidade total de café produzido. “Com isso Rondônia almeja fortalecer sua posição como um dos principais produtores de café do país, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social do Estado”, finalizou.

Estiveram presentes no workshop do café representantes do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Plataforma Global do Café, Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Agricultores e Familiares da Amazônia (Lacoop), Secretaria de Agricultura de Alto Alegre dos Parecis  e Sicoob Credip.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jean Carla Costa

Agricultura, Cacoal, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Região Café, Região Zona da Mata, Rondônia