Governo de Rondônia
28/04/2024

QUALIDADE

Última fase de classificação do Concacau terá a participação de cinco julgadores

26 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Avaliação realizada pelos julgadores terá um peso de 20% na nota final dos participantes do concurso

O Concurso Concacau é uma iniciativa do Governo de Rondônia que busca reconhecer e premiar os produtores de Cacau do Estado, que se destacam pela qualidade e preocupação com a sustentabilidade em suas produções. Nesta última fase de classificação, que acontece nesta quinta-feira (28), às 18h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae de Jaru, e que não será aberta ao público, um júri externo composto por cinco julgadores selecionados pela Comissão será responsável por realizar uma prova à cega.

A Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri pretende agregar valor à produção, permitindo assim maiores ganhos aos produtores rurais. O Concacau também tem como objetivo promover Rondônia como um produtor de cacau de destaque no cenário nacional e internacional. Na prova à cega, os lotes de chocolates serão provados e avaliados sem que os julgadores saibam a origem dos mesmos. Essa avaliação será feita com base em uma referência, e seguirá a metodologia do Consórcio de Expertos en Cacao Fino de Aroma – CoEx, que é amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente para a avaliação das amêndoas dos inscritos no concurso.

A expectativa para essa última fase de classificação é grande

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a prova à cega também é uma oportunidade para os produtores receberem feedbacks objetivos sobre seus chocolates. “Dessa forma é permitindo que todos os participantes possam aprimorar suas técnicas para atender cada vez mais às expectativas dos consumidores em relação à qualidade e ao sabor dos produtos”, salientou.

A avaliação realizada pelos julgadores terá um peso de 20% na nota final dos participantes do concurso. Ou seja, além de outros critérios de avaliação, como a qualidade da amêndoa, aroma, sabor e aspectos sustentáveis, a pontuação atribuída pelos julgadores terá um peso significativo para a classificação dos produtores.

É importante ressaltar que o Concurso Concacau é uma oportunidade de valorização e promoção dos produtores de cacau de Rondônia, incentivando-os a investirem na qualidade e sustentabilidade de suas produções. Além disso, a premiação contribui para fortalecer a imagem e reputação do cacau produzido no Estado, tanto no mercado interno como externo.

A expectativa para essa última fase de classificação é grande, tanto por parte dos produtores quanto dos julgadores. Afinal, é nessa etapa que serão definidos os grandes vencedores do Concurso Concacau, que receberão reconhecimento, premiação e a oportunidade de ampliar seus negócios e parcerias comerciais.

O evento desta quinta-feira promete ser um momento de valorização da produção de Cacau de Rondônia, destacando não apenas a qualidade dos produtos, mas também o compromisso dos produtores com a sustentabilidade e preservação ambiental. É uma oportunidade única para prestigiar e conhecer o que há de melhor no Cacau produzido em nosso Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Concursos, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo