19/05/2024

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Título Já valida 830 cadastros realizados por famílias de seis bairros de Ji-Paraná

13 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Cadastramento ao Título Já termina na sexta-feira, em Ji-Paraná

Cerca de 830 famílias de seis bairros de Ji-Paraná já tiveram validados os pedidos no cadastramento do Programa Título Já, do governo do estado. Nesta quinta-feira e sexta-feira (15), as equipes do cadastramento irão atender os moradores de baixa renda dos bairros São Pedro e Riachuelo, na Escola Estadual 31 de Março, a partir das 8h, no 2º Distrito da cidade.

No primeiro bloco do cadastramento as equipes validaram 450 famílias residentes nos bairros JK, Valparaíso, Alto Alegre e Boa Esperança, em atendimento ocorrido na escola estadual Nova Brasília. Até essa quarta-feira (13), a validação chegou a 380 famílias dos bairros Cafezinho e Jorge Teixeira, no cadastramento realizado na escola estadual Marcos Bispo, no bairro BNH.

“A validação do cadastramento significa dizer que a documentação do interessado está em dia. A próxima etapa é a visitação dos nossos técnicos para checagem in loco as informações apresentadas no ato do requerimento, já que os processos que pedem o benefício foram montados em nome de cada candidato ao título definitivo urbano”, explicou a secretária municipal de Regularização Fundiária, Leni Matias, que responde pela prefeitura nesta parceria com o governo do estado.

A aposentada Neuza Macedo Silva, 79 anos, foi uma das candidatas que entrou com o requerimento nesta quarta-feira, na escola Marcos Bispo. “O governo dar o título definitivo da casa para gente é uma bênção. Assim a gente pode afirmar que a casa é mesmo da gente”, disse a aposentada, confiante de que o cadastramento dela será deferido.

Neuza Macedo Silva

Ela diz morar há 14 anos no mesmo endereço, no bairro Cafezinho, cumprindo assim um dos critérios exigidos pelo programa Título Já, que vai legalizar 3 mil imóveis em Ji-Paraná.

PROGRAMA SOCIAL

O “Título Já” tem o objetivo de legalizar imóveis urbanos em várias cidades rondonienses a custo zero às famílias de baixa renda. Os critérios exigidos para a escrituração do imóvel são: imóvel com no máximo mil metros quadrados; a família deve residir pelo menos dois anos no endereço pleiteado; a renda familiar não pode ser maior que cinco salários mínimos; documentação pessoal e do imóvel tem de estar em dia.

No ato do cadastramento o interessado deve levar os originais e fotocópias dos seguintes documentos: requerimento de título preenchido, assinado e com firma reconhecida; RG e CPF do requerente e do cônjuge, se for o caso; certidão de casamento e/ou união estável e/ou certidão de nascimento; comprovante atual de residência; comprovante de aquisição do imóvel; declaração de tempo de posse; comprovação de renda familiar; certidão negativa de débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio