Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

Termo de cooperação vai permitir a capacitação de produtores rurais para regulagem e manutenção de máquinas agrícolas

14 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A fim de capacitar operadores de equipamentos agrícolas de qualquer marca a custo zero, nesta segunda-feira (14) foi assinado um termo de cooperação entre a o governo de Rondônia e o concessionário da Case IH, Mamoré Máquinas Agrícolas de Cacoal. Ao final de 2018, a expectativa é de que mais de 800 operadores estejam capacitados a realizar regulagem e manutenção na maioria dos equipamentos usados no campo.

Os treinamentos serão ministrados para turmas de até 15 operadores, com carga horária de 16 horas (2 dias), nos Centros de Treinamento (Centrer) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

“Durante os três anos de parceria, técnicos da empresa transferirão seus conhecimentos a pelo menos 800 operadores de todo o estado”, explica Ely Valença, sócio-diretor da Mamoré Máquinas Agrícolas de Cacoal.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, afirma que Rondônia está entrando na era da automação e mecanização das atividades rurais e que o treinamento estará disponível a todos os interessados a custo zero, especialmente para os agricultores familiares. “Falta mão-de-obra capacitada no campo. A maioria dos usuários dos equipamentos agrícolas não sabe, por exemplo, como regular uma roçadeira, uma colheitadeira e nem mesmo um trator, a fim de obter mais produtividade”.

Valença reforça que “muitas vezes as máquinas ficam paradas por dias, simplesmente porque houve uma pequena desregulagem simples”. Capacitados, os próprios operadores poderão fazer os ajustes básicos, sem precisar para o trabalho, evitando perda de tempo e quebras no preparo, no plantio e na colheita de suas plantações.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Convênios, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia, Segurança, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo