Governo de Rondônia
29/03/2024

RRS INTERNACIONAL

Tecnologias para gado de leite e melhoramento genético são apresentados aos produtores rurais na 3ª RondoLEITE

25 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A 3ª RondoLEITE é voltada para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia

Molhamento genético, novas tecnologias para gado de leite, exposição de animais, avaliação racial de animais são atrações apresentadas na 3ª RondoLEITE, uma feira estadual, voltada para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia. O evento acontece dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, de 23 a 28 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Dentro da 3ª RondoLEITE o produtor rural poderá conferir o padrão genético ideal da raça Girolando, que é um cruzamento da raça Gir, indiano, com o holandês europeu. O Girolando é referência na produção de leite de qualidade. “Temos uma área à disposição onde duas vezes por dia, técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, fazem a avaliação racial demonstrando diferentes graus de sangue da raça Girolando”, informou a gerente de pecuária da  Seagri, Lariessa Soares.

Também está sendo exposto, em duas baias, bezerras de produtores rurais, resultados de incentivo do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Proleite, que tem por objetivo fomentar a implantação, a ampliação, a modernização e o aumento da competitividade dos Sistemas Produtivos da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Produtora Elisabete Pinheiros visitando a 3ª RondoLEITE

Elisabete Pinheiros é produtora de gado leiteiro há mais de 30 anos no município de Seringueiras. Segundo ela, a 3ª RondoLEITE é uma grande oportunidade para produtores conhecerem a genética dos melhores gados de leite. “A RondoLEITE está muito interessante e estamos aqui visitando e conhecendo esses animais para uma futura compra. Para quem gosta e trabalha com gado de leite a feira é o lugar”, relatou.

O produtor do município de Monte Negro, Edinaldo do Carmo, pretende aumentar a produção de gado de leite e aproveitou para visitar a feira e conferir as novidades. “Eu estou em busca de qualidade, da melhor genética, porque pretendo aumentar minhas cabeças. Hoje, eu vim participar da feira e, se der certo, adquirir algumas cabeças desses gados que estão sendo expostos aqui na RondoLEITE”, destacou.

O expositor e produtor de leite de Ouro Preto do Oeste, Darcir Afonso, participa da RondoLEITE desde a 1ª edição. Está expondo na feira a raça Gir e Girolando e comenta que a procura pela raça está superando as expectativas.

“O leite da raça Girolando é o melhor, principalmente para produção no Estado de Rondônia que é um lugar quente e apto para a raça. Já recebemos a visita de vários produtores interessados em conhecer e fazer negócios”, destacou Darcir Afonso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sara Cicera
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Concursos, Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo