Governo de Rondônia
22/11/2024

EMPREENDEDORISMO AMBIENTAL

Técnicos da Sedam promovem palestra sobre Empreendedorismo Ambiental para alunos de Ji-Paraná

11 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ideia é incentivar a importância de pensar no cuidado com o meio ambiente

Com o objetivo de mostrar a importância do meio ambiente no empreendedorismo e apresentar as diversas formas de preservação ambiental, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, ministrou na terça-feira (8), palestra para alunos de uma organização não governamental que atua no desenvolvimento humano em Ji-Paraná. A programação foi realizada por técnicos do Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná e o tema escolhido foi Empreendedorismo Ambiental. 

As disciplinas abordadas tiveram duração de três horas por período, tratando temas como Licenciamento Ambiental, Cadastro Ambiental Rural – CAR, Outorga, entre outros. A ideia é incentivar a importância de pensar no cuidado com o meio ambiente durante a execução de uma atividade empreendedora, observando os impactos que essa ação poderá gerar ao ecossistema. As explanações também buscaram apresentar exemplos de empreendedores na área ambiental que buscam crescimento da sua empresa e ao mesmo tempo garantem a sustentabilidade ambiental e ecológica. 

De acordo com o gerente do Erga Ji-Paraná, Hermerson Alvarenga, para proteger as unidades ecológicas é muito importante a sensibilização e a participação da sociedade. “Levar o conhecimento ambiental e falar sobre sustentabilidade para jovens é uma das missões da Sedam, que possibilitam a formação de uma sociedade mais equilibrada de justa ambientalmente e formam cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, disse.

Para a Márcia Gomes Oliveira, Médica Veterinária da Sedam, uma das palestrantes, o empreendedorismo ambiental é um nicho econômico, ou ideia de empreendimento que pode gerar renda e lucro para qualquer pessoa/empreendedor, inclusive pequenos produtores rurais. “São muitas as oportunidades de negócio com impacto ambiental mínimo, como o aproveitamento de produtos florestais não madeireiros e o turismo rural ou de aventura”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Hermerson Alvarenga
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Cursos, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo