Governo de Rondônia
29/03/2024

BOAS PRÁTICAS

Técnicos da Emater e piscicultores da Zona da Mata recebem capacitação por meio do programa “Peixe Saudável” 

26 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” visitam vários municípios de Rondônia

Com a finalidade de fomentar a sanidade aquícola do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), vem coordenando os laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” em todo o Estado. As incursões dos veículos equipados levam profissionais do setor para realizarem análises da qualidade dos peixes e da água, além de oferecer outros serviços de capacitação e experiência técnica.

Por meio dos laboratórios, técnicos e piscicultores são preparados, além da atuação para que empreendimentos relacionados a produção aquícola superem as pendências legais, a fim de obterem a regularização ambiental definitiva.

O “Peixe Saudável” já passou pelas regiões do Cone Sul, Rio Machado e está agora na Zona da Mata, atendendo inicialmente, o município de Rolim de Moura com serviços de coleta, conservação e análise de amostras de água e peixes. Também são ministradas palestras sobre boas práticas de manejo, aprimorando o conhecimento de aquicultores. O programa abrange as demais cidades do Estado por onde o labortatório móvel passa.

Além da coordenação, a Seagri foi responsável por conceber os laboratórios que, por sua vez, foram adquiridos com recursos da Superintendência Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), via descentralização à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). O próximo território a ser visitado pelos laboratórios móveis será o Vale do Guaporé, com data a ser confirmada.

Técnico demonstra manejo eficaz do peixe

À frente da missão, estão os técnicos da Emater, Vinícius Peres Pedroti e Bruna Lucieny Temponi dos Santos.

Pedroti, da Regional de Ariquemes, é engenheiro de pesca; Lucieny, engenheira agrônoma especialista em piscicultura.

Eles deixam claro que essas missões têm o objetivo de auxiliar os técnicos dos escritórios locais na regularização dos empreendimentos de piscicultura, fazendo análises sobre eventuais pendências junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O programa pretende levar os conceitos de boas práticas de manejo aos piscicultores ao mesmo tempo em que promove capacitação continuada aos técnicos da Emater que atendem os produtores do setor. “Com esse trabalho a gente capacita nosso corpo técnico. E com isso nós aumentamos o nível de atendimento aos piscicultores. São orientações de manejos básicos, boas práticas de produção. O produtor, recebendo as orientações técnicas e as aplicando, pode desenvolver melhor sua produtividade”, declarou Bruna Lucieny.

Verificação da qualidade da água onde os peixes são criados, faz parte do treinamento

Vinícius Pedroti revelou o desenvolvimento dos serviços relacionados ao laboratório móvel ligado ao programa “Peixe Saudável” abordando como as propriedades são escolhidas para serem atendidas.

“As propriedades são selecionadas a partir do escritório local da Emater-RO e com isso o técnico vai até a região onde há a realização do atendimento ao produtor ao mesmo tempo em que capacitamos os colegas”, acrescentou.

Alexandre Juliatti Venturoso, gerente regional da Emater na Zona da Mata é um dos responsáveis por acompanhar a equipe do programa nas propriedades na região, ela detalha que, “esta semana estamos recebendo a equipe de trabalho dos laboratórios móveis da piscicultura, passando pelos municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Alta Floresta d’Oeste, Novo Horizonte e Nova Brasilândia. A empreitada tem sido um sucesso sob o ponto de vista técnico porque técnicos e produtores estão muito satisfeitos, aprendendo de maneira objetiva a lidar tanto com água quanto com o peixe”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vinicius Canova
Fotos: Alexandre Juliatti Venturoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo