CONCAFÉ 2021

Técnicos da Emater do Estado visitam propriedade que é referencia em sustentabilidade e qualidade na produção do café

21 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 100 técnicos da Emater visitam a “Fazendinha Sustentável” em Cacoal

Dando início às atividades previstas durante a realização da sexta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), 110 técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), participaram durante toda a tarde de quarta-feira (20), de uma visita técnica à “Fazendinha Sustentável”, na área rural de Cacoal.

O Concafé é uma realização do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), bem como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

No sítio Rio Limão, de propriedade da família Bento, os técnicos, atuantes em todo o estado de Rondônia conferiram de perto as práticas que fizeram da Família Bento, quatro vezes campeã do Concafé, na categoria Sustentabilidade, e uma vez campeã no quesito Qualidade do café. O objetivo principal desta visita técnica é compartilhar conhecimento e técnicas para que possam ser disseminadas junto aos cafeicultores dos 52 municípios rondonienses.

Propriedade da família Bento se tornou um modelo de sustentabilidade

O gerente regional da Emater no Território Rio Machado, Samuel Borges fala da importância da visita à Fazendinha. “Essa é uma ótima oportunidade para representantes de todas as regionais da Emater em Rondônia conhecerem uma propriedade que há alguns anos, incentivada pelo Concafé, vem desenvolvendo a sustentabilidade na produção do café. Os técnicos da Emater estão podendo ver in loco, todo o trabalho que é realizado na propriedade”, destacou o gerente.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, que também acompanhou a visita técnica, ao longo dos três dias de Concafé, todos  os técnicos da Emater vão ter a oportunidade de participar de uma série de capacitações voltadas às boas práticas na cafeicultura, como manejo da cultura, conservação de solo, adubação, calagem, colheita e poda. “O objetivo do Governo de Rondônia é que todos possam levar aos seus municípios de origem, os conhecimentos adquiridos, transferindo essas técnicas aos produtores de café”, reforçou o secretário.

Participando do Concafé 2021, a engenheira agrônoma da Emater em Guajará Mirim, Ilaede Alves de Souza, destacou a iniciativa que permitiu aos técnicos conhecerem uma propriedade que se tornou modelo para todo o Estado. “Essa é uma atividade muito importante porque a gente tem um resultado positivo de um trabalho que iniciou da agricultura familiar, da mão de obra familiar e tem uma sucessão familiar, o que é importante hoje em dia para a manutenção da agricultura em qualquer lugar. Guajará-Mirim está despertando para o café e para gente, enquanto técnico, é importante agregar esse conhecimento para levar aos nossos agricultores”, ressalta a engenheira agrônoma.

Todo conhecimento adquirido será compartilhado com produtores de todo o Estado

Quem também ficou destacou a oportunidade e está ansiosa para transmitir todo o conhecimento adquirido é a engenheira agrônoma da Emater, atuante em Alto Paraíso, Rosângela Veiga. “Essas capacitações surgem para agregar conhecimento para que a gente possa melhorar a qualidade do café em todo o estado de Rondônia. Em Alto Paraíso, a partir de 2000, o café teve um crescimento exponencial. Estamos trabalhando a qualidade  e acompanhando práticas que deram certo é muito importante. São exemplos de que vale a pena”,  reforça a técnica da Emater.

Recepcionando os mais de 100 técnicos da Emater, a família Bento não esconde a gratidão pelo destaque que o café e o sítio Rio Limão tem ganhado. Além do esforço da família, o cafeicultor Dione Bento destaca o incentivo por parte do Governo do Estado. “A gente se tornou um exemplo para todo o Estado e hoje, no que precisar, a gente está à disposição para repassar tudo o que a gente faz aqui na nossa propriedade. Hoje, tudo o que a gente tem, é graças também ao Governo de Rondônia que ajudou e incentivou; à Emater e demais parceiros. Hoje é um grande prazer para gente poder retribuir”, enfatiza Dione Bento.

De acordo com Dione Bento, foi o Concafé que despertou a atenção da família para a sustentabilidade

A missão de compartilhar essa experiência que deu certo é atribuída  também pelo pai de Dione, o senhor Ronaldo Bento. A gente acabou se tornando um modelo para outros produtores e isso é gratificante e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade. A gente precisa mostrar que vai além do plantio e da colheita do café. Precisamos estar preocupados com o reflorestamento, a preservação do meio ambiente. E o diferencial é esse, a responsabilidade que cada um precisa ter”, completa Ronaldo Bento.

CONCAFÉ 2021

Nesta edição, o 6º Concafé será realizado no Complexo Beira Rio, às margens do rio Machado, em Cacoal. Na sexta-feira (22) é o grande dia, quando está programada para às 9h a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia. Pela manhã, serão conhecidos os melhores cafés robustas do Estado e premiadas as propriedades mais sustentáveis. Ao todo, 237 inscrições foram registradas no Concafé 2021.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin