Governo de Rondônia
24/11/2024

OUVIDORIA GERAL

Sistema Fala.BR registra 217 manifestações nos meses de janeiro e fevereiro em Rondônia

13 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

 

O cidadão rondoniense registrou em apenas dois meses cerca de 1.652 manifestações ao Governo de Rondônia, por meio dos canais de atendimento, incluindo o Sistema Fala.BR. Com uma sociedade mais participativa e um sistema que permite a integração de ouvidorias de todo o Estado de Rondônia, é possível trabalhar com o desenvolvimento de políticas públicas, que favorecem melhorias ao serviço público prestado pelo Governo.

Elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão são opções que o cidadão conta para se manifestar diretamente aos gestores estaduais. Em janeiro e fevereiro foram 1.652 manifestações, com relatórios de todas as ouvidorias do governo estadual, incluindo secretarias, superintendências, autarquias e fundações, monitoradas pela Ouvidoria Geral, que verifica se a resposta foi dada em tempo hábil.

O quantitativo de manifestações foi realizado pelo cidadão de forma presencial, por meio do 0800 647 7071, por e-mail e pelo Sistema Fala.BR (registro de 217 demandas),  que pode atender todo o Estado com uma interface amigável, intuitiva e de fácil acesso aos usuários que desejam usar o serviço.

Para acessar o Sistema Fala.BR e registrar uma manifestação, basta seguir o passo a passo:

A sociedade rondoniense pode contar com esse mecanismo de controle e participação social. Acessando o portal do Governo de Rondônia, na lateral superior direita da página está em anexo o link da Ouvidoria, que ao clicar remete ao sistema Fala.BR. O cidadão pode registrar sua manifestação, por meio da realização ou não de um cadastro ou login.

Se não houver identificação, o manifestante não consegue acompanhar e receber respostas, porém, a demanda será tratada da mesma forma. Todas as demandas são compartilhadas pelos órgãos de controle e inteligência do Estado.

A Controladoria Geral da União (CGU) consegue por meio do Sistema Fala.BR monitorar a efetividade do trabalho realizado pelas ouvidorias, avaliando as resoluções das manifestações.

Muitos municípios aderiram ao sistema, o que possibilita o compartilhamento de dados entre as ouvidorias públicas. A integração que o sistema promove é importante para o desenvolvimento das ações realizadas pelo Governo de Rondônia. “A participação do cidadão é essencial, pois as manifestações acolhidas chegam aos gestores, tornando-se políticas públicas, muitas delas com sugestões de melhorias para que o serviço público seja prestado com mais eficiência e transparência”, afirmou o ouvidor interino, João Bosco.

Leia mais: 

 Ouvidorias do governo e Batalhão de Polícia Ambiental fortalecem parcerias

 1ª Reunião da Rede de Ouvidorias Publicas do Estado de Rondônia define ações para 2020

 Ouvidoria Geral do Estado busca estreitar laços com Tribunal de Justiça de Rondônia

 Quase 200 solicitações são registradas pela Ouvidoria de Rondônia no primeiro mês do sistema Fala.BR

 Governo lança Programa Fala.BR Rondônia que atende cidadão em tempo real


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo