Governo de Rondônia
29/03/2024

AVANÇO

Governo lança Programa Fala.BR Rondônia que atende cidadão em tempo real

25 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia é o 4º estado do país a aderir ao programa que aproxima o governo do cidadão.

 

Cumprindo o que foi prometido durante o lançamento do Pacote de Medidas de Controle, Prevenção e Combate à Corrupção, em abril deste ano, que contou com a presença do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o governo de Rondônia realizou na sexta-feira (25) o lançamento oficial do Programa Fala.BR Rondônia, um programa nacional que integra ouvidorias de todo o país, permitindo uma rápida interação e resposta à população, e Rondônia é o quarto estado a aderir a ferramenta.

O Fala.BR Rondônia consiste em uma plataforma digital que recebe denúncias, sugestões, informações e elogios, conforme explicou o ouvidor geral do estado João Bosco. “O programa é um canal disponibilizado pelo governo, de forma que o cidadão tenha voz e a garantia de um retorno do Estado. A vantagem deste sistema é buscar soluções para o cidadão,  que estejam até mesmo além do nosso alcance, já que este é um sistema integrado com vários outros órgãos de todo o país”, avaliou.

A ferramenta foi cedida sem nenhum custo para Rondônia através da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Governo de Rondônia, por meio da Ouvidoria Geral do Estado. Em sua fala, diante dos ouvidores de vários secretarias e órgãos, o governador Coronel Marcos Rocha falou sobre as ações que estão sendo adotadas para combater à corrupção, e que o cidadão tem papel fundamental nesse avanço.

 

“O  que peço a todos os servidores é que o cidadão seja tratado com respeito e transparência, assim como o nosso governo está fazendo”, destacou o governador Coronel Marcos Rocha.

 

O representante da Ouvidoria Geral da União, Marcos Lindenmayer, citou a palavra confiança, o que pode ser alcançada através do trabalho das ouvidorias. “Esse sistema busca aproximar o Estado e o cidadão para melhoria das políticas públicas. Hoje, o sistema Fala.BR está presente em mais de duas mil ouvidorias de todos os poderes do país. Aqui em Rondônia cerca de 106 unidades já utilizam o sistema, incluindo o Governo do Estado”, acrescentou.

O governador do estado Coronel Marcos Rocha falou do papel do cidadão no combate a corrupção

O controlador Geral do Estado, Francisco Netto, frisou que o sistema é um forte aliado no combate à corrupção. “Este é mais um canal para o cidadão ser atendido, e uma das medidas presentes no pacote de combate à corrupção. O cidadão hoje quer ser ouvido e ver resultados” salientou Francisco Neto.

O lançamento do programa contou, ainda, com a presença  ouvidor Geral do Estado, João Bosco; do controlador chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Maurício Kurilo; do Superintendente Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), coronel Silvio Rodrigues, e demais ouvidores e representantes de outros órgãos.

COMO USAR O FALA BR RONDÔNIA

A ferramenta já está disponível, basta apenas clicar aqui e fazer um pequeno cadastro e logo poderá enviar sua solicitação.

O destaque vai para a acessibilidade, a ferramenta digital conta com um programa de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a opção Alto Contraste para pessoas portadoras de deficiência visual.

Leia mais:

Acolhimento e Amor: A nova cara do serviço público em Rondônia

Ouvidores do Estado fazem novo treinamento para operar o Sistema e-Ouv federal em Rondônia

Ouvidores estaduais são capacitados para utilização do novo sistema de recebimento de demandas do cidadão rondoniense


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Polícia, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo