Governo de Rondônia
28/04/2024

RESERVA LEGAL

Sistema agroflorestal é apresentado a comunidade de produtores da agricultura familiar, em Vilhena

24 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Produtores assitem palestra sobre arranjo agroflorestal

Produtores assitem palestra sobre arranjo agroflorestal

O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apresentaram aos produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Planalto Parecis (Aprocis), localizada na BR-435, quilometro 9, no município de Vilhena, uma palestra com orientações sobre arranjos produtivos para recomposição florestal de área de reserva legal da comunidade.

A Agrovila foi criada em 2006, pelo Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF), beneficiando 40 famílias com lotes de 8 hectares, sendo quatro hectares de reserva legal e quatro hectares de área útil para produção.  “O plano de recuperação de reserva legal contemplava, no início, a recomposição florestal com Sistema Agroflorestal (SAF) voltado para cafeicultura, o que não atendia o perfil dos beneficiários”, explicou Marcos Rodrigo, coordenador do PNCF no Estado.

A palestra ministrada pelo técnico da Ceplac, Sebastião  de Barros Faca, mostrou aos agricultores como o SAF  poderá recuperar a área de reserva legal e gerar renda a cada família. O sistema agroflorestal é interessante para a agricultura familiar devido às suas características econômicas e ambientais.

“Por unir as culturas agrícolas às florestais, o SAF permite colheitas desde o primeiro ano de implantação, de forma que o produtor obtenha rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo.”, destacou Faca.

Para o superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado de Rondônia (SUERO), Cacildo Viana da Silva,  não adianta  fazer agricultura  familiar para o agricultor  ficar  no campo sem renda. “Queremos trazer variedades clonais de cacau que produzam o dobro da variedade comum do estado; desta forma, na mesma área terão maior produtividade e renda”, disse.

De acordo com Evandro Padovani, secretário da Seagri, as famílias precisam de mais alternativas de produtos para aumentar sua renda.

“A Ceplac fez uma palestra muito boa sobre o SAF, onde poderá ser inserida a produção de cacau.  Esse trabalho vai ter continuidade junto aos técnicos da Emater, Ceplac e os produtores,  onde juntos criarão um plano para ser trabalhado. Um arranjo produtivo exclusivo para agrovila com a inserção do cacau.  Será mais uma alternativa de renda para agricultura familiar”, enfatizou Padovani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Economia, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo