Setor produtivo de Rondônia tem mais de R$ 1,8 bilhão para a safra 2015/2016

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador pediu aos representantes dos bancos em Rondônia mais incentivos aos agricultores

No que depender de linhas de crédito e facilitações ao setor produtivo, o crescimento econômico de Rondônia ganha novo fôlego e o homem do campo motivado a investir. Foi o que disse na tarde de sexta-feira (18) o governador Confúcio Moura em reunião com o setor produtivo e representantes dos bancos, em Ji-Paraná, explicando que as instituições financeiras oficiais estão disponibilizando, para a safra 2015/2016, montante superior a R$ 1,8 bilhão como forma de fomentar a movimentação econômica no estado.

O encontro do governador com industriais e representantes do agronegócio e instituições bancárias oficiais teve como objetivo motivar o setor a movimentar a economia rondoniense.

“Este é o momento de compartilharmos o processo de desenvolvimento econômico do estado. A fase mais difícil já superamos. Todos nós somos gratos a Rondônia. Chegou a hora de devolvermos o que Rondônia nos deu”, disse o governador, convocando o setor produtivo a ampliar os investimentos para fortalecer a economia.

Para o superintendente do Banco do Brasil, Pio Gomes, que responde pelas negociações de varejo e com o Governo de Rondônia, é o agronegócio que impulsiona a economia local. “Afirmo isso com muito entusiasmo, pois o banco oferece R$ 927 milhões em linhas de crédito ao agronegócio”, disse.

“Temos a menor inadimplência para a região Norte. Notamos queda no comércio, mas crescimento no setor produtivo”, declarou o superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa), Edmar Bernaldino, anunciando R$ 880 milhões para o agronegócio. “A Emater é nosso principal parceiro para a agricultura familiar”, frisou.

A Caixa Econômica Federal também dispõe de várias linhas de créditos, porém, o gerente regional, Bruce Guerra, enfatizou que o banco oferece R$ 1 milhão para cada produtor que quiser investir em aquisição de matrizes. “O agronegócio corresponde a 90% de nossas linhas de créditos”, apontou.

Ao final da reunião, o governador fez uma nova convocação aos participantes do encontro para um empenho diferenciado de cada um junto ao homem do campo.

“Peço a cada de um de vocês, que lidam diretamente com o agricultor, com o pecuarista, que são parceiros de vocês. A palavra dos senhores é muito importante. Incentive-os. Os bancos estão aqui disponibilizando créditos. Viabilizem o crescimento da plantação e do rebanho por meio dos bancos”, pediu Confúcio.

Além dos representantes do agronegócio e instituições financeiras, participaram da reunião, o chefe da Casa Civil, Emerson Castro; o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani; o diretor-presidente da Emater, Luiz Gomes; o secretário-executivo regional, Romildo Pereira; o prefeito Jesualdo Pires; os deputados estaduais, Airton Gurgacz e Laerte Gomes; além dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Agropecuária, Distritos, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia, Sociedade