Sesau intensifica divulgação de doenças pós-enchentes

11 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

11 - kitsEsta semana o gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Rondônia intensificou a entrega de centenas de kits informativos sobre as práticas necessárias para combater as doenças emergentes no periodo pós-cheia do Rio Madeira.

Supermercados, bancos, órgãos públicos, escolas e abrigos estão sendo alvo da campanha desencadeada pelo Governo do Estado através da Sesau em parceria com a Agevisa – Agência de Vigilância em Saúde.  Os  kits são intencionais, com cartazes para afixação em locais visíveis à população vulnerável e contendo revistas e panfletos informativos sobre alimentação e doenças transmissíveis.

De acordo com dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) a enchente propicia o surgimento de doenças como a leptosprose e diarréias agudas.  O nível do Rio Madeira, que chegou a mais de 19 metros atingiu 11 municipios e deixou Porto Velho em estado de calamidade, deixando em emergência as cidades de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Rolim de Moura, e sete municipios em alerta: Cacoal, Costa Marques, Candeias do Jamari, Pimento Bueno, Ji Paraná, Jaru e Santa Luzia. 11 - organização de kits

Mais de 4 mil famílias foram atingidas, desabrigadas ou desalojadas pela enchente, sendo quase 4.500 só na Capital. A Secretaria Nacional de Defesa Civil definiu as famílias como desabrigadas, aquelas que perderam a casa e estão em abrigo público ou aquelas que ficaram desalojadas, sairam de casa, não necessariamente perderam a moradia, não estão em abrigo público e se estabeleceram na casa de parente ou amigo.

11 - entrega de kits e material informativoA distribuição do material informativo é uma das medidas de vigilância e controle implementadas dentro do planejamento da secretaria de saúde pós-enchente, no tocante a medidas de vigilância e controle que fora apresentado em reunião multissetorial com os técnicos do Ministério da Saúde (MS), esta semana no auditório do Lacen, em Porto Velho, quando foram tratados mecanismos de orientação à população sobre sinais e sintomas das doenças.  A Sesau dispõe de uma equipe de profissionais para atender a população com palestras e distribuição de material educativo.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Gecom/Sesau