Governo de Rondônia
27/04/2024

ÁGUA TRATADA

Serviço de ligação de água tratada será continuado até zerar demanda reprimida da Caerd em Ji-Paraná

27 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos da Caerd seguem fazendo as ligações de água tratada nos imóveis em Ji-Paraná

 

Os técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) seguem promovendo o ligamento de água tratada nos domicílios de Ji-Paraná até que a demanda reprimida se encerre. O serviço foi intensificado a pouco mais de uma semana e será continuado, conforme informou o superintendente local da empresa, o servidor Denivaldo Paulino Lopes.

Superintendente da Caerd em Ji-Paraná, Denivaldo Lopes, assegura que o serviço será continuado até zerar a demanda reprimida

Pelo menos 400 usuários aguardavam na fila de espera para que o imóvel recebesse a ligação de água tratada. Na terça-feira (26), 80 usuários já haviam sido atendidos. A maior parte das solicitações é no 2º Distrito de Ji-Paraná, região da cidade onde concentra o maior número de bairros e estão sendo implantados novos loteamentos residenciais.

Os pedidos de ligações se juntaram ao longo dos anos. “O acúmulo de serviço decorre do baixo quantitativo de mão de obra especializada disponibilizada na empresa em Ji-Paraná. Dentro dessa demanda temos também boa parte de pedidos de ligações devido o morador ter optado pelo uso da água tratada ao invés de utilizar a água de poço”, descreve o superintendente da Caerd em Ji-Paraná, assinalando que diariamente pelo menos seis novas ligações de água são solicitadas na Caerd.

Dentre outros trabalhos fiscalizados, o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji), Clederson Viana, aprova esse serviço executado pela Caerd na cidade e avalia como uma resposta positiva aos anseios populares. “Os usuários estão sendo atendidos”. A solicitação de ligação de água tratada deve ser direcionada ao escritório de negócios da Caerd, que está localizado na rua Menezes Filho, 1672, bairro Urupá, em Ji-Paraná, de segunda a sexta-feira, sempre no horário comercial.

As solicitações de ligamento de água são mais recorrentes no 2º Distrito de Ji-Paraná

Doenças como febre tifoide, cólera, diarreias, esquistossomose e até hepatite podem ser adquiridas em contato com água contaminada, um ainda sério problema de saúde pública no Brasil. A parcela da população que utiliza água não tratada, como poços, vertentes ou fontes naturais, devem ferver a água, por pelo menos, cinco minutos ou adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% em cada litro de água deixando em repouso por 30 minutos antes do consumo. O hipoclorito é distribuído gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúdes.
A limpeza e desinfecção de poços, reservatórios e caixas d’águas devem ser realizadas, no mínimo, uma vez por ano. Agentes de saúde, recomenda a limpeza a cada seis meses. No caso das caixas d’água a limpeza é fundamental para a manutenção da qualidade e potabilidade da água tratada fornecida pela Caerd que chega aos domicílios.

 

Leia mais:

 Caerd inicia fase de reestruturação em Rondônia e pretende aumentar a capacidade de atendimento

 Caerd promove mutirão de fiscalização e parcelamento de dívidas em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Empresas, Governo, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo